28 de abril de 2024

Foto: TCU

Compartilhar:


O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, participou do Workshop Governance Security Day no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abordando a temática “Governança Pública o desafio do Brasil”. O ministro, que falou com exclusividade para esta coluna, desenvolve há 10 anos um projeto voltado para combater a corrupção, fraudes e desvios por meio da aplicação da governança que busca dirigir a economia e a sociedade com objetivos coletivos. Segundo o membro do TCU, “com a implantação da governança a sociedade pode avaliar e monitorar todos os órgãos municipais, estaduais e federais.” Nardes, argumenta: “Não tem como combater a corrupção se você não tem uma boa governança. Se você não consegue monitorar e avaliar, não tem as ferramentas da governança. Montar isso é decisivo para qualquer governante, seja para o governo estadual, municipal ou união.”

Sequência
Após o evento na UFPE, Nardes participou de um encontro com a governadora Raquel Lyra (PSDB) em busca da implantação do projeto em Pernambuco. “O pai de Raquel Lyra, foi meu parceiro quando foi deputado federal e eu venho trazer o projeto da governança.” A autoridade declarou: “Aqui nós já avançamos um pouco no governo anterior. No governo federal com Michel Temer avançamos muito, no governo de Bolsonaro também, agora aguardo o atual governo para saber se eles darão sequência a governança.”

Homenagem
O vereador Samuel Salazar (MDB) promoveu uma reunião solene na Câmara Municipal do Recife para homenagear os Oficiais de Justiça da cidade. Vários profissionais da área estiveram presentes no plenário da Casa de José Mariano, que ficou tomado pela cerimônia. A reunião foi presidida pelo vereador Zé Neto (Pros). A mesa da reunião foi composta por representantes de várias associações de oficiais de justiça, que foram homenageados.

Saneamento
O prefeito do Jaboatão dos Guararapes, Mano Medeiros (PL), reuniu-se com o presidente da Compesa, Romildo Bezerra. O gestor jaboatonense disse que saiu otimista do encontro por saber que a estatal está buscando recursos para investir na Região Metropolitana e que Jaboatão estará entre os beneficiados. Além do presidente Romildo, participaram da reunião o diretor de Mercado e Parceiros, Ricardo Barretto Vasconcelos, e a diretora Regional Metropolitana, Nyadja Menezes.

Balanço
O vereador Alcides Cardoso (PSDB) fez, em vídeo, um balanço positivo dos 100 dias da gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB). Na publicação, o parlamentar, que é líder da oposição ao prefeito do Recife, João Campos (PSB), afirmou que a governadora “vem arrumando a casa”. O tucano classificou como “herança maldita” a condição do estado deixada pelo ex-governador Paulo Câmara (PSB).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.