Frei Caneca, pensador, poeta, herói brasileiro

O menino que vendia pratos e canecas pelas ruas tornou-se um dos maiores líderes políticos do País

Em março de 1824, D. Pedro I enviou uma esquadrilha para bloquear o porto do Recife, comandada pelo mercenário inglês John Taylor. Assim, pretendia obrigar os pernambucanos a dar posse a Francisco Paes Barreto, nomeado por ele presidente da província, em vez de Manoel de Carvalho, escolhido pelo “senado” local (composto pelos vereadores das câmaras municipais). E, achando pouco o desaforo, o imperador também mandou para cá, em junho, o projeto de constituição para o Brasil que mandara preparar após ter dissolvido à força a Assembleia Constituinte, para ser avaliado e jurado. Os senadores, então, se reuniram para deliberar e pediram a Frei Caneca para dar seu parecer a respeito. E ele deu.

A constituição do monarca “peca pelo principal”, disse o frade, “pois não garante a independência do Brasil com a determinação e a dignidade necessária, e deixa uma fisga para se aspirar a reunião com Portugal”. Além do mais, “é a Nação que escolhe a forma de governo, e Sua Majestade não tem comissão dos brasileiros para isso”. Também acusou D. Pedro de querer impor sua vontade pela força, e concluiu: “por todas estas razões, sou de voto que se não se adote e muito menos se jure este projeto”. E o projeto foi unanimemente rejeitado.

Um mês depois era proclamada a Confederação do Equador…

O INTELECTUAL

Joaquim da Silva Rabelo nasceu em 1779, em Fora de Portas, um bairro modesto da periferia do Recife onde vivia a maioria dos artesãos portugueses — tal como seu pai, o funileiro Domingos Rabelo. Mas um dos seus bisavôs maternos teria se casado com uma índia e Joaquim, mais adiante, se orgulharia dessa ancestral brasileira — “que havia de ser alguma tapuia, petiguari ou tupinambá” —, embora não fosse dela, certamente, que ele herdara seus cabelos cor de fogo.

Naquele tempo, o único meio de um pobre ascender na vida era tornando-se militar ou religioso, e para estudar só entrando nas fileiras da Santa Madre Igreja. Pois sendo o menino extremamente inteligente, um tio, membro da ordem carmelita, conseguiu fazê-lo ingressar como noviço no Convento do Carmo aos dezessete anos. E ele ordenou-se em 1801, trocando o sobrenome Rabelo por Amor Divino, mas se tornaria conhecido pelo apelido que ganhou na infância, vendendo pelo Recife as panelas e canecas fabricadas pelo pai.

Dono de um “apetite enciclopédico” para o estudo, Caneca, ainda jovem, já ensinava Retórica e Geometria, além de produzir textos didáticos de grande erudição. E logo iniciou, também, uma extraordinária carreira política.

O TIMONEIRO

Ele frequentou o Areópago de Itambé, uma loja maçônica criada pelo monsenhor Arruda Câmara, em fins do século dezoito. Deu aulas no Seminário de Olinda, fundado em 1800 e o maior centro irradiador de ideias democráticas do País, na época. Participou da Revolução de 1817 como um dos secretários do Governo Provisório de Pernambuco, e por isso amargou quatro anos de prisão na Bahia. Anistiado, voltou e apoiou o movimento constitucionalista de 1821 (Convenção de Beberibe), que expulsou o governador português Luís do Rego e decretou a autonomia desta província, um ano antes do resto do Brasil. E a sua influência foi crescendo cada vez mais.

Mesmo jamais tendo saído da sua terra natal, exceto pela temporada na Bahia, Caneca tornou-se um dos homens mais cultos e um dos maiores pensadores políticos do País, além de um notável poeta. E juntando-se a isso muita coragem, energia, carisma e capacidade de comunicação, além de um grande amor pelo povo brasileiro, reuniram-se nele os ingredientes para formar um líder político como jamais se vira aqui.

Não foi à toa que ele batizou o jornal que publicava de “Typhis Pernambucano”. Typhis era o nome do piloto da mitológica nau dos argonautas, um grupo de heróis que cruzava os mares para cumprir missões perigosíssimas. E o menino que um dia mascateara pratos e canecas pelas ruas, tornou-se, de fato, o grande timoneiro desta província.

Um coração dividido entre Marília e a Pátria

Então, o capitão Taylor, comandante do bloqueio naval ao porto do Recife, foi chamado de volta para defender o Rio de Janeiro de um possível ataque português. E os pernambucanos, abandonados à própria sorte, concluíram que havia um acordo entre o imperador D. Pedro I e o rei D. João VI, pai dele, para que Portugal reconhecesse a independência do sul do País em troca da devolução do norte. Consequentemente, em julho de 1824, o presidente de Pernambuco, Manoel de Carvalho, com apoio de Frei Caneca, proclamou a Confederação do Equador, um projeto para o Brasil que tinha os Estados Unidos como modelo — ou seja, um conjunto de províncias autônomas, reunidas numa grande federação republicana.

Tal como na Revolução de 1817, a Paraíba e o Rio Grande do Norte aderiram rapidamente a essa proposta, e o Ceará também. Já nas Alagoas, um levante a favor foi sufocado.

Em Pernambuco, contudo, as coisas não foram fáceis. Os confederados, que controlavam o Recife, tiveram muitas dificuldades com os proprietários do interior, revoltados com a suspensão do tráfico de escravos decretada por Manoel de Carvalho. Além, é claro, da oposição feita pela grande e influente colônia portuguesa.

Em agosto, recomeçou o bloqueio naval, dessa vez sob o comando do almirante inglês Thomas Cochrane. E, em setembro, uma grande força terrestre, liderada pelo brigadeiro Lima e Silva, atacou o Recife, que caiu após cinco dias de combate.

Manoel de Carvalho, então, asilou-se numa nau inglesa. Mas Caneca partiu para o Ceará, que ainda resistia, à frente de uma coluna militar. E por dois meses vagou pelos sertões, perseguido pelas tropas imperiais, até ser capturado.

Sua rendição foi facilitada porque lhe garantiram que o imperador trataria os rebeldes com clemência, uma promessa jamais cumprida. Ele foi trazido para o Recife andando a pé, numa marcha forçada de dezoito dias, e o meteram num “segredo” — um cubículo minúsculo, fechado por uma porta de ferro — que antes servia de armário para guardar as cabeças dos enforcados, no Forte das Cinco Pontas.

Sumariamente julgado — na verdade, já previamente condenado por D. Pedro —, o carmelita foi executado no dia 13 de janeiro de 1825. Mas era tão querido do povo que precisou ser fuzilado, pois três carrascos, sucessivamente, negaram-se a enforcá-lo.

A despeito de ser frade, Caneca tinha mulher e três filhas, Carlota, Joaninha e Aninha, além de Fortunato e Joaquim Teodoro, órfãos de revolucionários de 1817 que adotara como seus filhos, e amava sua família com fervor. Porém, mesmo sabendo do risco que corria de ser morto e perdê-la, jamais vacilou na sua luta pelo bem comum.

“Entre Marília e a Pátria coloquei meu coração”, ele escreveu certa feita, numa das suas quadrinhas mais famosas, “a Pátria roubou-m’o todo, Marília que chore em vão”. Hoje, é mais um pernambucano cujo nome está inscrito no “Livro dos Heróis”, em Brasília.

A constituição do imperador

A carta outorgada por D. Pedro I, em 1824, determinou a criação dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, típicos dos sistemas democráticos. Mas também instituiu um quarto poder, o Moderador, que, exercido por Sua Majestade, se sobrepunha aos outros três. As eleições continuaram a ser duplamente indiretas — os eleitores das paróquias votavam nos chamados eleitores da província que, por sua vez, escolham os deputados e senadores. E aptos para participar das eleições estavam apenas os homens livres com mais de 25 anos de idade e uma renda mínima de cem mil réis anuais. Pobres, jovens, mulheres e escravos não possuíam direito algum.

As propostas de Frei Caneca

O carmelita defendeu, nas suas “Bases para a formação de um pacto social”, que qualquer cidadão brasileiro pudesse manifestar seus sentimentos e opiniões sobre qualquer assunto, sem ser perseguido por isso; que a liberdade de imprensa não pudesse jamais ser suspensa, nem mesmo limitada; que o Estado deveria prover instrução elementar gratuita para todos; e que todos deveriam gozar, igualmente, dos mesmos direitos perante a Lei. E por tentar fazer valer, de fato, essas propostas, o imperador mandou matá-lo.

Personagem anterior

Manoel de Carvalho, um republicano

Próximo personagem

Pedro da Silva Pedroso, o Pardo do Recife