Deputado Arthur Mamãe Falei discursando a apoiadores

Facebook: Reprodução

Compartilhar:

Deputado que teve áudios vazados no começo de março com diversas falas sexistas sobre as mulheres ucranianas teve a cassação aprovada por unanimidade.

Por 9 votos a 0, o Conselho de Ética da Alesp decidiu, nesta terça-feira (12), em dar continuidade ao processo de cassação do mandato de Arthur Moledo do Val (UB), que ficou conhecido nas redes sociais como “Mamãe Falei”.

Agora, a decisão segue para votação no Plenário da Assembleia Legislativa de São Paulo, que depende da maioria simples (48 entre os deputados 94 da casa) para efetuar a cassação do mandato. A votação em plenário ainda não tem data marcada.

Na última semana (5), foi convocada uma audiência do Conselho de Ética, que ouviu as testemunhas chamadas pelo deputado para depor em sua defesa. De dez pessoas convidadas, apenas duas compareceram, a ex-namorada e uma amiga de infância.

O deputado esteve presente na votação , e pediu desculpas “principalmente às mulheres ucranianas e às pessoas que verdadeiramente se ofenderam”. Sobre a cassação, o parlamentar declarou ainda que “não é pelo que eu disse, é por quem disse”.

RELEMBRE O CASO

Em viagem à Ucrânia com o objetivo de documentar a realidade da guerra aos seus seguidores, segundo o próprio Arthur do Val, o deputado e ativista do MBL (Movimento Brasil Livre) teve uma série de áudios vazados.

“Mamãe Falei” disse que as mulheres ucranianas “são fáceis porque são pobres” e que “a fila de refugiadas superava a fila de qualquer balada”.

O caso repercutiu rapidamente nas redes sociais, sendo um dos assuntos mais comentados e chegando à imprensa internacional.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.