Marine Le Pen e Emanuel Macron lado a lado em fundo preto. Disputa pelas Eleições na França

Joël Saget e Eric Feferberg /AFP

Compartilhar:

Com baixa participação dos eleitores, país se vê dividido entre o atual presidente Emmanuel Macron e a candidata Marine Le Pen

O primeiro turno das eleições presidenciais da França, foi realizado no último dia 10 de abril. Agora, a população francesa terá de decidir nas urnas em um segundo turno quem será o novo presidente do país. A disputa será travada entre o candidato de esquerda Emmanuel Macron, do partido de criação própria “Em Marcha!” e a candidata de extrema-direita Marine Le Pen.

Desacreditados

A França enfrenta, há alguns anos, uma tendência de baixa adesão dos eleitores nas urnas. Nas eleições de 2017, o país contou com apenas 74% de participação eleitoral. Para este ano, a participação dos eleitores ficou em 70%, o mais baixo na história do país desde 1969.

O embate

Com cerca de 24% dos votos no primeiro turno, a campanha de Le Pen vem sendo marcada por diversas declarações polêmicas. A candidata se posiciona a favor de uma economia nacionalista, além de ser contra as imigrações e defender a “erradicação das ideologias islâmicas” no país.

Já Macron teve uma média de 28% dos votos no primeiro turno e tem um histórico diplomático, tomando a frente em diversos assuntos de interesse internacional, como o Brexit e as recentes invasões à Ucrânia.

Tensão

Realizada por Les Echos e Radio Classique, a pesquisa para o segundo turno das eleições na França “OpinionWay-Kea Partners” mostra um segundo turno apertado. O atual Presidente Emmanuel Macron levaria a disputa com 54% dos votos.

Outros quatro candidatos ao primeiro turno, Anne Hidalgo, Jean-Luc Mélenchon, Valérie Pécresse e Yannick Jadot se posicionaram contra Marine Le Pen. Já o ex-presidente Nicolas Sarkozy declarou apoio direto a Emmanuel Macron.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.