Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 23/04/2022

Após a divulgação, nos principais veículos de comunicação que acompanham os pré-candidatos nas próximas eleições, do apoio do prefeito de Orocó, George Gueber (PT), a Miguel Coelho (UB), ao governo do estado, veio a retaliação. A executiva estadual do Partido dos Trabalhadores expulsou da legenda o prefeito de Orocó. Já o pré-candidato Miguel Coelho divulgou nota onde afirma: “Quero manifestar minha solidariedade ao prefeito George Gueber, grande liderança do Sertão. Não podemos aceitar que o argumento da fidelidade partidária seja usado para perseguir e punir posicionamentos políticos. A sua expulsão reflete uma política partidária retrógrada, que não encontra respaldo no debate plural e democrático que deve pautar a disputa eleitoral. Nossa pré-candidatura tem recebido o apoio de lideranças de diferentes matizes políticos, porque acreditamos que os interesses do povo de Pernambuco devem prevalecer sobre as divergências políticas e partidárias.”

Mais saúde

No Agreste Meridional, durante passagem por Garanhuns, o pré-candidato a governador Danilo Cabral (PSB) assumiu o compromisso, em sendo eleito, de fortalecer e ampliar a rede estadual de Saúde. Na cidade, ele participou de um café da manhã com o prefeito Sivaldo Albino (PSB), ex-prefeitos, gestores de outros municípios, vereadores e pré-candidatos. Danilo também visitou a 21ª Expoleite, em São Bento do Una. Ao lado dos socialistas, do prefeito Alexandre Batité e do deputado estadual Diogo Moraes, Cabral assegurou incentivo à toda cadeia produtiva da bacia leiteira. Em Pernambuco, 60 mil produtores são responsáveis pela produção de aproximadamente 2,3 milhões de litros de leite por dia. Um total de 27 municípios pernambucanos integram a bacia leiteira, em sua maioria no Agreste Meridional e no Sertão do Araripe.

Alta polarização

Nova pesquisa Ipespe. O professor especialista em análises de pesquisas Antonio Lavareda destaca: “A intenção de voto espontânea mostra o avanço da polarização. Entre os que já mencionam candidatos nessa questão , Lula chega a 38% e Bolsonaro a 28. A soma dos outros nomes é de 8% (Ciro, 4%; Moro, 1%; Doria, 1%; Tebet, 1%; Janones, 1%). Ou seja, os dois líderes, juntos, somam 90% de citações. Lula cresceu dois pontos, Bolsonaro um, desde uma quinzena atrás. Moro vai saindo do radar do eleitor e os demais com os mesmos números”, constata o cientista político.

Resposta

Do ex-governador de São Paulo e pré-candidato à presidência da república João Doria (PSDB), a carta aberta do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite: “É com otimismo que recebo a manifestação pública do ex-governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, uma expressiva liderança do nosso partido. O gesto de reconhecimento de
Eduardo, do resultado das prévias e pela candidatura única do PSDB para a presidência da república é prova de coerência e bom senso. (…) Juntos vamos construir uma candidatura forte do centro democrático, ao lado do MDB, União Brasil e Cidadania por um país mais justo, solidário e pacificado. É hora de união contra a polarização que nos afoga.”

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias relacionadas