A eleição aconteceria de forma indireta e estava marcada para o dia 2 de maio
Em decorrência da renúncia do ex-governador Renan Filho (MDB) para disputar vaga ao Senado e do vice-governador da mesma chapa, Luciano Barbosa (MDB), após ser eleito prefeito de Arapiraca em 2020, a cadeira para o cargo executivo ficou vazia.
Dessa forma, foram convocadas eleições indiretas, com decisão pela Assembleia Legislativa de Alagoas, pelos deputados estaduais da casa. A data oficial estava definida: 2 de maio. Contudo, o PSB ingressou com uma ação no Tribunal de Justiça do estado (TJ-AL), questionando a maneira com o qual o processo seria conduzido. A ação foi acatada pela Juíza Maria Esther Fontan Cavalcanti Manso, que suspendeu a votação, de acordo com informações do G1.
Segundo a legenda socialista a eleição é “notadamente incompatível com os ditames das Constituições Federal e Estadual, eis que contraria as mais basilares garantias correspondentes à legitimidade do pleito”.
Já o prefeito em exercício, Klever Loureiro, questionou a ação movida pelo PSB, e ressaltou que “o mencionado pleito segue em consonância com os princípios constitucionais, razão pela qual a ação não colabora para a preservação do princípio da harmonia e da separação dos Poderes”.