Comissão do mercado de capitais dos EUA está processando a Vale por enganar envestidores e governos, ao divulgar informações falsas sobre padrões ambientais e de segurança sobre a barragem de Brumadinho (MG). Ainda de acordo com a entidade, a Vale provocou prejuízo aos investidores enquanto ganhava mais de R$ 1 bilhão na bolsa de valores de Nova York.
No ano de a Vale de 2019, a empresa foi responsável por matar 270 pessoas. Em nota, a empresa fez comunicado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão brasileiro que regula o mercado de capitais, dizendo que vai se defender “vigorosamente” no caso.
“A Vale nega as alegações da SEC, incluindo a alegação de que suas divulgações violaram a lei dos Estados Unidos”, diz o comunicado. “A companhia reitera o compromisso que assumiu logo após o rompimento da barragem, e que a tem guiado desde então, para a remediaçãoe a reparação dos danos causados pelo evento”, conclui a nota.
Ainda de acordo com a entidade, a Vale provocou prejuízo aos investidores enquanto ganhava mais de R$ 1 bilhão na bolsa de valores de Nova York. A SEC afirma ainda que a mineradora já sabia dos problemas de estabilidade da barragem de Córrego do Feijão na época, mas garantiu que não havia risco.