22 de novembro de 2024
Imagem: Divulgação

Imagem: Divulgação

Compartilhar:

Em entrevista à Clube AM 720 na manhã desta sexta-feira (6), a presidente da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (ECOWAS) e Feira de Negócios Brasil África (FEAFRO), Silvana Saraiva, falou sobre as oportunidades para quem deseja internacionalizar a sua empresa, trazendo os países africanos como alternativa viável e como nova tendência crescente no mercado.

Crescimento

Muitos não sabem, mas a economia africana está em franco crescimento nos últimos anos, principalmente a parte ocidental do continente. A criação do ECOWAS foi fundamental para a organização econômica dos países, servindo de inspiração para a criação da União Europeia.

“Hoje temos como protagonista no continente africano a Nigéria. Outros países como: Costa do Marfim, Senegal e Gana também apresentam um gigantesco crescimento econômico. O bloco em conjunto tem uma média de crescimento de 6,3%”, ressaltou Silvana Saraiva.

Oportunidades

Em meio a todo esse crescimento, existe uma grande oportunidade para os investidores e empreendedores, visto que o continente africano ainda importa 92% de suas necessidades.

“Entendemos que existem vastas oportunidades no campos da importação e importação, infraestrutura e principalmente o setor de crescimento agroindustrial”, reforçou.

A FEAFRO 5, que será realizada em Pernambuco nos dias 9, 10 e 11 de maio, busca fazer essa ponte entre empresários que desejam fechar acordos comerciais e internacionalizar os negócios.

“Escolhemos Pernambuco justamente por ser um dos principais estados de relação comercial internacional, e possui um posicionamento geográfico estratégico, o que pode permitir que produtos brasileiros cheguem de forma mais rápida e com menos custo em todo o continente africano”, comentou.

A Presidente da feira de negócios disse ainda que o Brasil atualmente conta apenas com 0,8% de participação em negócios com o continente africano. E que os acontecimentos globais nos últimos anos acabaram por fazer surgir uma boa oportunidade para a integração comercial entre as duas frentes.

“Nosso seminário pretende apresentar essa visão: mostrar uma África contemporânea e moderna (…) o Brasil ainda tem a imagem do continente dos anos 1980, quando existiam uma série de problemas socioeconômicos (…) de lá pra cá, os países se desenvolveram bastante”, ressaltou.

FEAFRO

A feira acontece em Recife, no Beach Class Convention by HÔM, localizado no bairro de Boa-Viagem e será dividida em duas etapas: nos dias 9 e 10 de maio das 9h às 17h serão realizadas diversas rodadas de negócios. Já no dia 11, acontecerá um seminário com diversos palestrantes com bagagem em diversos aspectos.

O site para conferir a agenda completa e realizar a inscrição é o https://www.feafro.com.br.

Para conferir a entrevista completa com Silvana Saraiva, basta clicar no player abaixo:

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.