Coluna Diario Político do dia 13/05/2022
Até o momento a corrida eleitoral em Pernambuco revelou seis pré-candidaturas na disputa para sucessão do governador Paulo Câmara (PSB). Quatro delas, mesmo que sem confirmação oficial, já despontam com os respectivos pré-candidatos ao Senado. A Frente Popular, na cabeça da chapa com Danilo Cabral (PSB), deve sacramentar, nos próximos dias, o nome de Teresa Leitão (PT), como a sua candidata à Casa Alta. O Partido Liberal já anunciou Anderson Ferreira e Gilson Machado, respectivamente, pré-candidatos ao Governo e Senado. Na mesma sequência temos João Arnaldo e Eugênia Lima, ambos do PSOL, partido federado com a REDE, que deve indicar a candidata a vice na coligação. O Solidariedade chega com Marília Arraes, que só aguarda o momento oportuno para confirmar, que André de Paula (PSD), vai ser o seu companheiro de chapa. O PSDB, com Raquel Lyra, e o União Brasil, com Miguel Coelho, permanecem em negociações que ainda não permitem especulações sobre seus pré-candidatos à disputa ao Senado.
Inclusão I
A Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco realizaram um café da manhã para cerca de 60 lideranças quilombolas de todas as regiões de Pernambuco. O encontro aconteceu no hall da sede da Secult-PE/Fundarpe, na Rua da Aurora, e teve o objetivo de reforçar o diálogo sobre inclusão social e participação popular dessa comunidade nas políticas culturais do Estado.
Inclusão II
O encontro contou com a presença do secretário Estadual de Cultura, Oscar Barreto; do presidente da Fundarpe, Severino Pessoa; do secretário Estadual de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude; Edilázio Wanderley; além de Antônio Crioulo, coordenador executivo da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos (CONAQ); e Maria Márcia de Almeida, integrante do comitê de Educação no Campo e da Comissão Quilombola de Pernambuco; dentre outras lideranças. Também estiveram no café da manhã a presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, e o deputado estadual Doriel Barros.
Tira-teima
O advogado Pablo Bismack, especialista em direito eleitoral, vai realizar junto com as jornalistas Mariana Lôbo e Laìs Godoy, e a doutora em Ciência Política, Priscila Lapa, o evento Tira-teima Eleições 2022: O que o candidato precisa saber nas áreas de marketing e do direito eleitoral para a campanha. O workshop vai acontecer no Recife, em Caruaru e Petrolina, nos dias 6, 13 e 15 de julho, respectivamente.
Movimento
O pré-candidato João Arnaldo (PSOL) ao governo de Pernambuco, tem intensificado os contatos com entidades de classe e sindicatos. Essa semana ele esteve com o Conselho de Enfermagem e os metroviários. Nos próximos dias, pretende manter encontros com os professores da rede estadual e entidades da saúde.
Própria
Sem Sérgio Moro, o Podemos não descarta candidatura própria à presidência, mas acena com apoio a Jair Bolsonaro (PL) em um eventual segundo turno.