Coluna Diario Político do dia 17/08/2022
Ontem foi a data que marcou o início das campanhas eleitorais em todo o país. Os dois candidatos ao Governo do Estado que brigam pelo palanque de Lula realizaram seus primeiros atos de campanha no Recife. Marília Arraes (SD), que lidera as pesquisas, participou de caminhada na Roda de Fogo, bairro dos Torrões, Zona Oeste da Capital. Danilo Cabral (PSB), que recebeu o apoio oficial do ex-presidente petista, deu início à sua corrida rumo ao Palácio do Campo das Princesas em Brasília Teimosa. Ambos disseram que a escolha das localidades se deve à importância da representação popular nestas eleições.
Começou II
Raquel Lyra (PSDB), Miguel Coelho (UB), e Anderson Ferreira (PL), escolheram os municípios em que atuaram como prefeitos para dar o pontapé inicial em suas candidaturas: Caruaru, Petrolina, e Jaboatão dos Guararapes, respectivamente. A tucana promoveu uma passeata com panfletagens ao longo da avenida Agamenon Magalhães, uma das mais movimentadas na capital do forró. O candidato do União Brasil percorreu alguns municípios do sertão como Orocó, Parnamirim e Terra Nova, finalizando o dia em seu reduto eleitoral, Petrolina. O candidato bolsonarista apresentou o seu plano de governo a eleitores e apoiadores durante evento em Boa Viagem e, ao fim do dia, realizou uma caminhada em Jaboatão dos Guararapes. Todos carregam uma característica em comum: estiveram à frente de seus municípios de 2016 até este ano, quando se descompatibilizaram do cargo almejando o posto de governador(a) de Pernambuco.
Reeleição
Buscando seu quarto mandato seguido na Câmara, o deputado federal Augusto Coutinho (Republicanos) dá a largada na sua campanha em Olinda, às 18h desta quarta-feira, ao lado da primeira-dama e candidata a deputada estadual Cláudia de Lupércio.
Não dormiu
Pedro Campos não parou nas 24 horas do primeiro dia de campanha eleitoral. As agendas começaram às 0h01 e terminaram na madrugada do dia seguinte. Buscando seguir a trajetória política do bisavô, Miguel Arraes, do pai, Eduardo Campos, e do irmão mais velho, João Campos, Pedro se candidata pela primeira vez na vida política e sai na disputa por um cargo na Câmara Federal.
Observação
O início do período de campanha para as eleições de outubro foi tema dos pronunciamentos da Reunião Plenária desta terça, na Alepe. José Queiroz, do PDT, lembrou que este é o momento em que o eleitor deve ficar atento às propostas apresentadas por todos os candidatos, observando aqueles que inspiram confiança, têm história, conduta, comportamento, formação e reúnem condições de exercer um bom mandato.