Em entrevista ao portal G1, nesta segunda- feira (22) a candidata ao governo do estado de Pernambuco, Marília Arraes (Solidariedade), Apresentou novas propostas para popularizar e democratizar o acesso à Tecnologia da Informação e Informática para jovens do Estado.
A proposta, que está inserida no programa de Governo registrado pela coligação PERNAMBUCO NA VEIA, passa pela inclusão do ensino da Lógica dos Algoritmos e Linguagem de Programação nos três anos do ensino médio. Além de proporcionar uma maior empregabilidade dos jovens egressos das escolas públicas estaduais. Para execução do programa, será necessário um aporte de R$ 200 mil por escola, o que representaria algo em torno de R$ 100 milhões a serem investidos nos próximos quatro anos.
Além do Ensino Médio, o programa Iniciação Digital vai garantir o acesso de estudantes oriundos da rede pública aos cursos superiores de Tecnologia da Informação em faculdades privadas.
“A concorrência nos cursos de TI das universidades públicas é enorme e há muitos estudantes da rede pública que apesar de tirarem boas notas no Enem não conseguem a vaga. Para esses alunos e alunas nós vamos oferecer uma espécie de bolsa de estudo para eles cursarem TI em boas faculdades privadas, afirmou”.