22 de janeiro de 2025
Foto: Felipe Correia/Divulgação

Foto: Felipe Correia/Divulgação

Compartilhar:

A Prefeitura de Caruaru, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), implantou o Projeto de Sistemas Agroflorestais, também chamado de SAFs, e já contempla mais de 40 famílias de agricultores, dos quatro distritos do município. Nessa terça-feira (23), os agricultores de Caruaru, contemplados pelo projeto, passaram o dia na sede do Serta, na cidade de Glória do Goitá (PE), aprendendo como plantar e cultivar de forma mais saudável, sem agrotóxicos e com processos simples de sustentabilidade.

O projeto SAF, que ajuda na diversificação e aumento da produção, além de contribuir para o equilíbrio ambiental e melhorar a renda do homem do campo, é uma realidade no Brasil e tem se consolidado como uma solução viável e sustentável com vantagens econômicas, sociais e ambientais, principalmente para a agricultura familiar. 

Em Caruaru, os agricultores cadastrados estão recebendo, desde março de 2022, capacitação, ciclos de mentorias e de qualificação, além de oficinas gerenciais e consultorias, com o apoio do Programa Qualifica, coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Economia Criativa, da Prefeitura de Caruaru.

As ações integradas visam potencializar o desempenho e ampliar o mercado, melhorando a gestão, ações de comercialização e inovação. As consultorias são prestadas nas propriedades rurais dos agricultores. A prefeitura conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta).

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.