5 de outubro de 2024
Foto: Sandy James/ ESP.DP.

Foto: Sandy James/ ESP.DP.

Compartilhar:

Capital do Frevo, mas aberta a todos os ritmos. Assim é o Recife, “Cidade Criativa” na categoria música – título reconhecido pela ONU. E é no compasso do samba que acontece a edição de setembro do Viva Guararapes, no próximo domingo (4), das 9h às 17h, começando pela cantora Gerlane Lops, grande expoente local da categoria. A iniciativa da Prefeitura do Recife incentiva a população a vivenciar e conviver no centro da cidade, participando de atividades lúdicas, expressões artísticas, lazer e exercícios físicos para todas as idades.

Além de proporcionar lazer, diversão e atividades físicas para população, o Viva a Guararapes também gera emprego e renda para uma cadeia produtiva de empreendedores culturais, artistas, empresas de eventos, comércio formal e informal da cidade, explica a chefe de Gabinete do Centro do Recife, Ana Paula Vilaça.

“O evento já entrou para o calendário da cidade e do coração dos recifenses, que têm participado entusiasticamente de todas as atividades, sobretudo, por ter o acesso gratuito a tudo, inclusive, os brinquedos para as crianças, além de pipoca e algodão doce”, afirma a gestora.

Ao longo de cerca de 200 metros de extensão da Avenida Guararapes, a população poderá aproveitar uma série de atrativos culturais, esportivos, gastronômicos, pet, de lazer, além de feira literária, espaços de economia criativa e geek, tudo na cadência do samba. Gerlane Lops e convidados estarão no palco principal (Polo Cultural e Artístico) se apresentando das 13h às 17h.No Polo Sesc haverá show de samba com a cantora Andreia Luizza, mas também terá uma interessante Oficina de Super Heróis e Logomarcas, apresentação de alunos de canto. No Palco Esportivo, haverá um animado aulão da Zumba Bomba Cultura, Samba dos Traíras e Arrebenta Samba.

No Polo PET acontecerá adoção de animais. Na última edição, 22 animais foram adotados e agora têm novos lares. No Polo Sebo, na Praça do Sebo, terá feirinha de livros e as atrações artísticas Belo X, Rodriguinho e Banda e Maria Pagodinho. A mobilidade estará assegurada e os motoristas terão a opção de estacionar no terreno edifício-sede da Prefeitura do Recife e terão acesso a serviço de Van fazendo o trajeto Prefeitura/ Bairro do Recife e Pracinha do Diario.  Outra opção são as vagas para estacionamentos gratuitos de veículos em endereços vizinhos à Avenida Guararapes, como as ruas do Sol, Cleto Campelo, do Imperador, Ulhôa Sintra, Ubaldo Gomes de Matos, da Palma e Avenida Dantas Barretos. Os agentes da Autarquia de Trânsito e Transporte do Recife (CTTU) fecharão a Avenida Guararapes para o tráfego de ônibus e táxis a partir das 18h do sábado (3), quando começará a instalação da infraestrutura do evento. No domingo (4), o local ficará exclusivo para circulação das famílias e participantes do evento.

A população contará com atividades como a Ciclofaixa de Turismo e Lazer – que, neste dia, terá percurso alterado para a Rua Nova e trecho da Avenida Dantas Barreto. O projeto Olha! Recife explorará a Avenida Guararapes e os arredores.

Uma das atrações escolhidas pelas famílias é o trenzinho Maria Fumaça, que parte da Avenida Marquês de Olinda (bairro do Recife), com o mesmo destino à  Pracinha do Diario, . Neste caso, o tíquete custa R$ 10,00. Durante toda a programação, a segurança no local será reforçada com as presenças de agentes da Guarda Municipal Civil do Recife (GMCR) e da Polícia Militar.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.