27 de junho de 2024
Foto: Rafael Vieira/DP

Foto: Rafael Vieira/DP

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 08/09/2022

O sete de setembro que marcou o bicentenário da Independência do Brasil contou com diversos atos valorizando a história do país e levantando bandeiras em prol das mais variadas causas políticas. Logo pela manhã, diversas cidades pernambucanas contaram com desfiles cívico-militares e festas, regadas por pavilhões verdes e amarelos. A concentração principal se deu no Recife, no bairro da Imbiribeira. Na manhã que iniciou com uma leve chuva, o governador Paulo Câmara (PSB) prestigiou o evento e ressaltou a importância do evento. “Datas como essa sempre tem que ser comemoradas (…) É sempre com a democracia que vamos avançar e buscar o país que queremos”, afirmou. No mesmo momento, no interior do estado, estavam os liberais Anderson Ferreira e Gilson Machado, representantes do presidente Jair Bolsonaro (PL) em Pernambuco. Com uma passeata em Petrolina, seguida por uma motociata em Caruaru, os bolsonaristas se reuniram com apoiadores. “O povo pernambucano saiu às ruas de todo o estado para celebrar os 200 anos de Independência do Brasil e reafirmar o compromisso em defesa da liberdade, do civismo, do patriotismo e da família”, comentou o candidato a governador, Anderson Ferreira.

Grito

No campo progressista de ideias, diversos populares, militâncias e grupos sociais se reuniram no centro do Recife para a 28ª edição do Grito dos Excluídos, que teve como tema “Brasil, 200 anos de (in)dependência para quem?”. Com a concentração principal no bairro de Santo Amaro, a manifestação abordou diversos temas. Durante a manifestação, os participantes falaram principalmente contra a fome e o discurso de ódio. Entre diversas personalidades da política, estiveram presentes os candidatos ao Governo de Pernambuco João Arnaldo (PSOL) e Marília Arraes (SD), que colocaram suas respectivas propostas e soluções para as questões sociais que pautaram o evento.

Promessa

Durante agenda no dia sete de setembro, Danilo Cabral (PSB), que também é candidato ao Governo do Estado, propôs a criação de um programa para quitar as dívidas de pernambucanos que estão inadimplentes. O Desenrola PE, versão estadual do Desenrola Brasil, proposto pelo ex-presidente Lula (PT), tem como foco principal pessoas com dívidas não bancárias, como contas de energia, água e crediário de lojas.

Vai cumprir

O candidato a governador de Pernambuco Miguel Coelho (UB) garantiu que irá cumprir o novo piso salarial para os profissionais da enfermagem, independente da decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal, Roberto Barroso, que suspendeu o reajuste.

Aguentou

Foi só o carro com o governador de Pernambuco, Paulo Câmara parar para o seu desembarque em frente ao palanque das autoridades no desfile de ontem, que a leve garoa deu lugar a uma forte e intensa pancada de chuva. Sem fugir ao protocolo, o governante ficou firme na posição, aguentou o banho frio, enquanto ouvia a saudação protocolar e a execução do hino de Pernambuco.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.