22 de janeiro de 2025

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Yves Ribeiro (MDB) completa 74 anos neste sábado (10) e está em plena ativa: ocupa o assento como prefeito do município de Paulista pela terceira vez, cumpre agenda pessoal e marca presença em eventos com aliados. Seu aniversário será marcado por uma missa, às 9h, na Igreja de Santa Isabel, no Centro do Paulista, e, às 18h, por um evento, no Veloz Futebol Clube, em Itapissuma, sua cidade natal.

Contabilizando pelo menos 45 anos de vida pública, o político iniciou em 1977 ao assumir o cargo de vereador de Igarassu, e tem mais outros 6 mandatos como prefeito. Além da atual gestão, assumiu Paulista, Itapissuma, e o mesmo lugar onde começou, Igarassu, por duas vezes cada. Quando no PSB, em 2011, foi intitulado pela legenda como “exemplo para o Brasil”.

Mas a sigla não foi a única a reconhecer sua administração. Em 2021, na categoria de Protagonismo Juvenil Por Meio da Inclusão Digital da Região Nordeste, o prefeito recebeu do governo federal o prêmio “Inovação em Políticas Públicas de Juventude”.

Segundo Yves, o segredo para governar é ouvir o povo, gastar menos do que se arrecada e administrar com honestidade. “É melhor errar com o povo a acertar sem ele”, afirma o gestor. Ele acrescenta que a sua linha de pensamento é distribuir melhor a renda e assegurar um futuro de qualidade para a sociedade, olhando principalmente para os menos favorecidos.

Entre as inspirações ao longo da trajetória pública, o ex-governador de Pernambuco, Miguel Arraes, é uma das personalidades com a qual se identifica ideologicamente. Pela vivência de Yves como pescador e operário, as pautas sociais defendidas pelo prefeito casam com o legado de Arraes.

O apoio à candidatura da sua neta Marília Arraes (SD), que tenta o assento principal no Palácio das Princesas, é um desdobramento dessa identificação. “Ela é a legítima herdeira do legado deixado por Arraes”, declarou.

Arraes dizia que um dia Yves assumiria a prefeitura do Recife, o que, apesar de não estar em seus planos, não descarta. Sobre o Estado, no entanto, como publicado em matéria do Jornal do Commercio, em abril de 2022, ele fortalece o palanque da aliada. “Me ofereceram o mundo, mas eu quero um Pernambuco livre. Quero Pernambuco sendo governado por uma pessoa que vai abrir o portão do Palácio do Campo das Princesas para as pessoas”.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.