Nesta terça-feira (13) aconteceu uma premiação das melhores redações de alunos de escola pública sobre “A importância do Poder Legislativo para o exercício da cidadania”. O concurso aconteceu em parceria da Assembleia Legislativa de Pernambuco com a secretaria estadual de Educação. Dentre os 1.500 participantes do concurso, a estudante da Escola Técnica Jurandir Bezerra Lima, em Igarassu, Blenda Conceição de Souza Oliveira conquistou o 1º lugar desenvolvendo o tema pelo viés da educação como o cenário possível para estimular o debate, a participação e a fiscalização na política.
“Foi muito gratificante pra mim, uma recompensa por todo esforço e estudo. Na verdade, não esperava esse resultado, fiz mais por experiência. Já estava feliz só por participar de um tema que eu gosto de discutir que é a política”, comemorou Blenda.
Ao todo, foram 16 alunos premiados, correspondendo cada um a uma Gerência Regional de Educação. Os certificados e premiação foram entregues nesta terça numa solenidade que reuniu gestores, professores, estudantes e parlamentares, no Auditório Sérgio Guerra, sede da Alepe.
Diálogo e aproximação
O presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PSB), presidiu a mesa e aproveitou para ressaltar que sua gestão no comando Alepe buscou aproximar o Legislativo da sociedade, das instituições e dos órgãos de controle, como forma de construir pontes e aprimorar o diálogo.
“Demos início lá atrás com o ‘Alepe Nos Municípios’, quando também em parceria com a secretaria de Educação, promovemos visitas nas escolas públicas para levar o conhecimento sobre o funcionamento do legislativo. Oferecemos também aulas de cidadania para alunos da rede pública. Praticamente todos os municípios já visitaram o legislativo para conhecer como a Alepe funciona. Esse concurso vem se somar a todo esse trabalho”, pontuou o presidente da Assembleia.
O concurso de redação movimentou escolas da rede estadual ao longo do primeiro semestre. Os 16 vencedores ganharam um certificado e um smartphone. Os três primeiros colocados foram contemplados, ainda, com uma viagem para Brasília que será realizada nesta quarta (14). Lá, conhecerão o Congresso Nacional (Câmara e Senado), o Supremo Tribunal Federal e o Palácio do Planalto.
O segundo colocado do concurso foi o aluno Antônio Vinícius de Oliveira Barbosa da Escola de Referência Governador Barbosa Lima, no Recife. Em terceiro lugar ficou Laysi Iasmin de Araújo Souza, da Escola de Referência Clementino Coelho, em Petrolina.
“Esse concurso foi muito importante, principalmente por provocar uma reflexão sobre o papel do Poder Legislativo no momento em que a gente terá em breve uma grande festa da democracia. Além de ser uma forma de estimular a leitura, a escrita e diminuir um pouco esse mundo virtual para que nossos estudantes também escrevam a mão. Só tenho a agradecer ao presidente da Alepe que sempre foi nosso parceiro, principalmente na aprovação de projetos importantes para a educação”, destacou o secretário estadual de Educação, Marcelo Barros.
Participaram ainda da solenidade a deputada Teresa Leitão (PT) e o presidente da Escola do Legislativo, José Humberto Cavalcanti, que destacou a iniciativa como um “estímulo entre os jovens aos valores democráticos no momento em que muitas democracias pelo mundo estão sob ataques”.