A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esportes e Juventude, irá realizar no domingo (18.09), das 8h às 13h, a Prova Ciclística Comendador Arthur Lundgren, o Águia. A concentração será no jardim do casarão da família Lundgren, no Centro.
A Associação de Moradores de Maranguape I é parceira da Prefeitura do Paulista na realização do evento esportivo, que pretende atrair ciclistas de municípios circunvizinhos e até de outros estados do Nordeste.
O evento ciclístico divide-se nas seguintes categorias: Militar e coirmã(masculino e feminino), Especial Paratletas, Barra Forte e Barra circular, MTB(masculino e feminino), Peso Pesado MTB, Speed Master A, B, C, D, e Speed Elite (masculino e feminino). No total serão 15 categorias diferentes, que ocuparão a PE-15, no trecho entre o Cemitério Público Campo Santo São José e o Hospital Metropolitano Miguel Arraes.
Trata-se do resgate de uma das provas ciclísticas mais antigas do Brasil, a do comendador Arthur Lundgren(o Águia). A última edição aconteceu em meados dos anos 50, no século passado.
Na época, o comendador era considerado um dos maiores ciclistas do Brasil. Ele chegou a ganhar 15 medalhas em competições no continente europeu. A primeira delas foi conquistada em 1902, na cidade de Liverpool, condado de Merseyside, noroeste da Inglaterra.
A família Lundgren, de origem sueca, é responsável por trazer a atividade ciclística para Pernambuco. Chegou ao Brasil por volta de 1855. O patriarca Herman Lundgren estabeleceu-se na cidade do Recife, cujo porto à época era o mais movimentado do País.
INSCRIÇÕES: A inscrição custa R,00 + 1kg de alimento não perecível (categorias com premiação em dinheiro). Só será liberada a premiação se a categoria tiver mais de dez inscritos. As categorias que não concorrerão ao prêmio em dinheiro não pagarão taxa, mas precisam doar 1kg de alimento não perecível.