Foto: Sandy James/ DP Foto.

Compartilhar:

Elizabeth Souza- Diario de Pernambuco

Durante a última rodada do debate, jornalistas puderam realizar perguntas aos candidatos presentes. Participaram Cesar Lucena, da Rádio Cultura; Renan Franza, do Diario de Pernambuco; e Ian Sobral, da Tv Nova. Temas como empreendedorismo e infraestrutura deram o tom na dinâmica de perguntas e respostas.

Abrindo a rodada, o jornalista Cesar Lucena perguntou ao candidato Guilherme Coelho (PSDB) quais iniciativas adotará, caso seja eleito senador, para diminuir o emprego informal, na busca por melhores garantias aos trabalhadores pernambucanos, citando direitos trabalhistas e previdência O postulante, por sua vez, mencionou o incentivo à capacitação, “principalmente dos jovens”, disse.

A desburocratização do empreendedorismo para garantir maior facilidade a quem pretende investir em pequenos negócios também foi outra medida apresentada por Guilherme, que, em seguida, defendeu a reforma trabalhista, aprovada durante o governo do ex-presidente Michel Temer (PSDB), em 2017. Posicionamento criticado pela candidata Eugênia Lima (PSOL), que, em réplica, avaliou que a reforma precarizou ainda mais a situação dos brasileiros no mercado de trabalho. 


O jornalista Renan Franza questionou Carlos Andrade (UB) sobre medidas para diminuir os impactos das chuvas, que, este ano, deixou mais de 100 mortos no estado. O candidato defendeu uma “política habitacional relevante” e apresentou um dos projetos de sua chapa – liderada pelo candidato Miguel Coelho (UB) – referente ao “fundo de compensação” para onde será direcionado 1% do ICMS com o intuito de contribuir na compra de casas para famílias que não podem pagar por ela. 


Por sua vez, o jornalista Ian Sobral indagou Teresa Leitão (PT) sobre como será sua atuação, caso eleita, em um governo de oposição na presidência.  “Seja quem for o presidente, baterei na porta dele e terá que me receber”, asseverou. “Lula me receberá de braços abertos”, completou a candidata que integra palanque Lulista em Pernambuco.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.