Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 23/09/2022

Na reta final da corrida eleitoral, no pleito para o Senado, a disputa, que, há algumas semanas atrás estava acirrada entre todos os candidatos, têm, apontada pelas pesquisas, uma líder isolada, Teresa Leitão (PT), conta com 25% das intenções de voto. Na sequência com 11%, vem André de Paula (PSD), Gilson Machado (PL) e Guilherme Coelho (PSDB), empatam em 9%. Em menos de um mês a petista saltou cerca de 10 pontos percentuais em relação aos demais candidatos, que tiveram oscilações pequenas, de até 2%. Ao que parece, Teresa conseguiu colar a sua imagem como candidata do ex-presidente Lula (PT) ao Senado em Pernambuco. André de Paula (PSD) tem sido alvo de constantes ataques pelos guias eleitorais da Frente Popular, e apesar de ter ao seu lado a candidata ao Governo do Estado Marília Arraes (SD), que lidera isolada, parece não ter encontrado êxito na conversão de intenção de votos para a sua campanha. Na terceira colocação, aparecem o ex-ministro do turismo, Gilson Machado (PL) e o ex-prefeito de Petrolina, Guilherme Coelho (PSDB). Gilson tem a seu favor a associação à imagem do atual presidente Bolsonaro (PL), que visitou nos últimos dias o estado em agendas pelo interior. Já Coelho, tem ao seu lado a baixa reprovação dos eleitores, fator que contrapõe com a sua baixa popularidade em relação aos demais candidatos.

Balanço I

Com apenas Teresa Leitão (PT) tendo um crescimento significativo nas últimas pesquisas, enquanto que André de Paula (PSD), Gilson Machado (PL) e Guilherme Coelho (PSDB) praticamente estagnados, será necessário uma reação por parte dos postulantes ou alguma reviravolta no cenário político para mudar o destino das eleições para a Casa Alta. Diferente dos cargos para o executivo estadual e nacional, o Senado se resolve no primeiro turno. Não tem segunda chance. A pergunta que fica é a seguinte: será que alguém conseguirá desbancar Teresa nesta curta janela de tempo?

Balanço II

Vale mencionar ainda a candidatura do candidato Carlos Andrade Lima, lançado ao Senado pelo União Brasil. Apesar de estar no partido com o segundo maior tempo de propaganda eleitoral gratuita no estado e receber forte incentivo financeiro da legenda, o postulante parece não ter ‘vingado’, e apareceu apenas com 3% dos votos, ao lado de candidaturas de partidos sem os mesmos recursos, como PSTU, PCO, PRTB e PSOL.

Primeiro

O prefeito Duguinha Lins (PSDB), de São Joaquim do Monte, a Terra da Romaria, no Agreste, comemora o feito de ser a primeira cidade de Pernambuco a pagar o 13º salário dos funcionários municipais. Foi realizado ontem o pagamento da 2ª parcela aos, efetivos, contratados e comissionados. “Com o pagamento dessa segunda parcela, mais de 1 milhão e meio na economia local, fortalecendo o comércio. A primeira parcela foi paga em junho.

Entrevista

O Capitão de Mar e Guerra Frederico Medeiros Vasconcelos de Albuquerque, Capitão dos Portos de Pernambuco, será entrevistado a partir das 9h, na Rádio Clube AM 720. A transmissão é simultânea pelos canais Diario de Pernambuco no YouTube e no Facebook.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.