Foram inaugurados nesta terça-feira (27) o novo estacionamento e o acesso requalificado do Hospital São Lucas, em Fernando de Noronha. O serviço busca melhorar o tráfego de veículos e de pessoas no entorno da unidade de saúde. Para isso, foi feita nova pavimentação e o recapeamento da área, além de drenagem, paisagismo e instalação de um bicicletário.
A obra contemplou os espaços de circulação e de convivência para as pessoas que forem utilizar os serviços na unidade, além da implementação da rede de drenagem de águas pluviais para eliminar os possíveis alagamentos no entorno do hospital.
O Administrador da ilha, Jorge Araújo, esteve presente na inauguração. “Esse é um pleito antigo da população, visto que na entrada do hospital tinha um pavimento antigo desde a época da construção do HSL, com certas declividades no piso. Agora o acesso está amplo, bem distribuído, não tem mais problemas para a ambulância entrar. Acrescido também do estacionamento para vários veículos”, disse.
A requalificação aconteceu com recursos de uma emenda parlamentar, através do Programa de Desenvolvimento Regional, Territorial e Urbano, do Governo Federal, com contrapartida do Governo de Pernambuco. O valor da obra foi de aproximadamente R$ 399 mil.
A revitalização foi feita pela empresa Universo Empreendimentos, pensada ainda para contemplar com espaços e equipamentos de utilidade pública, incluindo acessibilidade para deficientes ou pessoas com dificuldades de locomoção.
Para o superintendente de Saúde do distrito, Fernando Magalhães, essa é apenas a primeira fase de ações para o hospital. Até dezembro, segundo o gestor, serão entregues novos ambulatórios. “Isso demonstra o compromisso que a Administração tem com a área da saúde da ilha. Temos sempre que trazer algo novo todos os anos e a melhor qualidade para o atendimento médico à população de Fernando de Noronha”.
A segunda parte da requalificação, que faz parte do Plano Retomada do Governo de Pernambuco, além dos cinco ambulatórios, vai ter ainda recepção, brinquedoteca e requalificação interna, com novas salas de atendimento.