22 de janeiro de 2025
Foto: Edson Holanda/PCR

Foto: Edson Holanda/PCR

Compartilhar:

No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta terça-feira (27), a Prefeitura do Recife realizou uma entrega importante para o setor: o Plano de Turismo Criativo do Recife, um documento que guiará a construção de políticas públicas voltadas para a área no período de 2022 a 2024. O lançamento, feito pelo prefeito João Campos, ocorreu na Galeria Arte Plenna Multicultural, localizada no bairro do Rosarinho, e reuniu o trade turístico e profissionais diretamente ligados à cadeia produtiva. Além do Plano, a PCR também fez um receptivo no Aeroporto Internacional do Recife, no Marco Zero e na Pracinha de Boa Viagem, e entregou 11 placas de sinalização turística em territórios criativos. A placa instalada no Ilê Obá Ogunté – Sítio de Pai Adão, em Água Fria, foi descerrada pelo prefeito. 

“A gente lança mais um plano do Turismo Criativo da cidade. O Recife foi pioneiro, lá atrás, por ser a primeira capital a fazer isso. E agora a gente consegue lançar o plano para o novo biênio. O turismo criativo, a economia, a cidade, as pessoas, não apenas nos tradicionais pontos do turismo mas onde tem a efervescência da vida da nossa gente, nas comunidades, nas atividades culturais de cada bairro, na vida da cidade. Então a gente tem uma rede de turismo criativo muito forte no Recife”, afirmou João Campos.

“Também estamos fazendo a sinalização turística em áreas de turismo criativo. Não são as áreas dos roteiros tradicionais de turismo, mas são outros roteiros verdadeiros da cidade, por isso que a gente valoriza tanto e está trazendo a sinalização turística para essas áreas. E também ativação no Aeroporto e no Marco Zero, áreas onde há grande circulação de turistas para fortalecer o nosso plano de turismo criativo”, finalizou.

Viajar e se sentir parte da cidade e da experiência é uma das propostas do Turismo Criativo. “Recife é a única cidade brasileira que atualmente integra a Rede Internacional de Turismo Criativo, além de também ser considerada uma Cidade Criativa na categoria Música pela Unesco. Temos diferenciais que se destacam dentre os outros destinos do Brasil e estamos cada vez mais nos consolidando enquanto destino de lazer”, destacou a secretária de Turismo e Lazer do Recife, Pâmela Alves.

O Plano de Turismo Criativo do Recife serve como balizador para o segmento e foi cocriado pela gestão municipal conjuntamente com a sociedade civil e entidades que atuam com o turismo criativo. A redação final do plano direciona as ações para a implementação, de maneira mais eficaz, do turismo criativo na cidade, fomentando políticas públicas essenciais para o setor e estará disponível no Portal de Turismo do Recife.

Na Galeria Arte Plenna Multicultural, local do lançamento do plano, funciona o  ateliê do artista plástico Leopoldo Nóbrega, que, na ocasião, falou sobre a relação entre arte, cultura e turismo criativo.

“O lançamento do Plano de Turismo Criativo é uma grata oportunidade para celebrarmos o avanço desse olhar criativo que envolve pessoas e que integra toda a capacidade do turismo em Recife. A gente faz parte desse projeto desde o início, junto com o Recria e Prefeitura do Recife, e a ideia é que isso possa se desenvolver a partir dos potenciais de integração humana, de arte, de sustentabilidade e de experiências construídas de forma participativa”, afirmou.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.