Lançada em agosto de 2022, Meu Voto Vale Muito é fruto de uma articulação do Centro Feminista de Pesquisa e Assessoria (CFEMEA) e da Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) com outras 17 organizações feministas que atuam em todas as regiões do país. Confira aqui o site da campanha.
A campanha tem como base a personagem Esperança Garra da Silva, que se configura como uma “mulher-multidão” ao apresentar, ao longo de suas 11 versões, como a diversidade é contemplada nas decisões políticas dos governantes e como as mulheres precisam estar atentas a como o voto pode reverberar na vida de cada uma delas.
Durante toda a campanha, estão sendo apresentadas 11 Esperanças, além de dados sobre o voto feminino e a participação das mulheres nas disputas políticas do país. Todo o material produzido está sendo veiculado nas redes sociais das 19 organizações envolvidas na realização e agora também no site. Somente nas redes sociais do CFEMEA, cerca de 900 mil mil pessoas já foram alcançadas virtualmente.
“Quando nós pensamos nesta campanha, a gente queria que ela alcançasse muitas mulheres, a gente queria falar do poder que o voto das mulheres têm de mudar a realidade tão injusta, violenta, desigual que vivemos. Quisemos destacar a importância da participação das mulheres nas decisões políticas que afetam a nossa sociedade, o nosso país, o nosso planeta, mas não apenas isso. Queríamos que as mulheres compreendessem a relevância e urgência de sua participação ativa, por meio do voto, nessas eleições, em um momento tão complexo do cenário político e social do país, em que o exercício do voto se torna tão imprescindível para a defesa da democracia e dos direitos humanos”, ressalta Guacira César de Oliveira, da equipe do CFEMEA.
Para a realização da campanha, o CFEMEA realizou uma pesquisa liderada pelo Instituto Locomotiva com mulheres de 18 a 25 anos para entender os principais desafios das mulheres brasileiras hoje, como enxergam temas relacionados aos direitos das mulheres e feminismo, como se relacionam com a política institucional e eleições.
Apesar das diferenças de perfil das mulheres que participaram da pesquisa, todas apresentaram uma preocupação em comum: as dificuldades financeiras e a queda da qualidade de vida. Há uma demanda por soluções concretas, mais do que posicionamentos ideológicos.
No contexto “Pós-Pandemia”, mesmo as mulheres que não foram impactadas diretamente pelo desemprego sofreram com consequências como queda de clientela (no caso das autônomas) e diminuição da renda. São mulheres cuja renda é significativa no orçamento doméstico, quando não representa sua totalidade. A pesquisa na íntegra está no site da campanha.
“A Campanha Meu Voto Vale Muito tem tido uma grande receptividade, inclusive com desdobramentos inesperados, como por exemplo, lançamentos coletivos com debates sobre democracia, bancas com mulheres na rua apresentando a campanha e falando da importância do voto das mulheres, projeções em prédios públicos. A Esperança está correndo nas ruas e nas redes”, destaca Schuma Schumaher, da coordenação da Campanha e membro da REDEH.