Cecília Sóter – Correio Braziliense
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso usou as redes sociais, nesta quarta-feira (5/10), para declarar apoio a Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições presidenciais.
Em uma publicação no Twitter, FHC compartilhou fotos ao lado de Lula e anunciou o apoio. “Neste segundo turno voto por uma história de luta pela democracia e inclusão social. Voto em Luiz Inácio Lula da Silva”, escreveu.
Apoios a Lula Após o resultado do primeiro turno das eleições presidenciais, partidos e políticos anunciaram os apoios aos candidatos que foram para o segundo turno. Além de FHC, Lula também está sendo apoiado pelo PDT, com a participação de Ciro Gomes.
Opositor de Lula na eleição de 2002, o ex-ministro da Saúde José Serra também declarou apoio ao petista. “Não vou me alongar sobre o tema. Diante das alternativas postas, votarei em Lula. E, pela mesma razão, em São Paulo, meu voto será em Tarcísio de Freitas”, escreveu ele nas redes sociais.
O presidente Nacional do Cidadania, Roberto Freire, afirmou que o partido deve apoiar a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva. O partido, que elegeu quatro deputados federais neste ano, participa de federação com o PSDB. “Com Bolsonaro estaremos na oposição. Com Lula podemos conversar. Mas pelo menos não corremos o risco de não ter eleição em 2026”, disse.
Ainda há expectativa do anúncio de apoio da senadora Simone Tebet, do MDB, e de Gilberto Kassab nesta quarta-feira (5)