21 de novembro de 2024
Fotos: Tiago Calazans

Fotos: Tiago Calazans

Compartilhar:

O segundo turno das eleições em Pernambuco entre as candidatas Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB), tem provocado alta expectativa. Qual apoio cada palanque vai agregar nessa fase da disputa eleitoral? Quando levados em conta os movimentos e coligações nacionais que estão sendo costurados, o cenário fica incerto. Tanto o Solidariedade quanto o PSDB, antagônicos no pleito local, já estão com o apoio na corrida presidencial, declarado à eleição de Lula (PT). Para qual candidata ao Palácio do Campo das Princesas, o petista vai pedir voto em Pernambuco? Marília vai permitir a subida do PSB em seu palanque? O apoio de Jair Bolsonaro (PL), mais pode favorecer ou arrefecer a candidatura de Raquel? Por enquanto no cenário político, só vemos a ponta do iceberg.

Apoio I
O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (UB), que recebeu mais de 884 mil votos na eleição do primeiro turno para o Governo de Pernambuco, decidiu apoiar a reeleição de Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após uma conversa por telefone com o presidente da República. No primeiro turno, Miguel havia votado na candidata de seu partido, Soraya Thronicke. Ele também reforçou seu compromisso de se dedicar na eleição de Raquel Lyra e Priscila Krause para governadora e vice do estado.

Apoio II
A candidata ao Governo de Pernambuco, Marília Arraes (SD), que lidera a coligação Pernambuco na Veia, recebeu o apoio da oposição de Canhotinho. Os vereadores Célio Amorim (AVANTE), Cláudio da Compesa (AVANTE) e Marcílio Albuquerque, que foi candidato a prefeito da cidade nas últimas eleições, declararam apoio à neta de Arraes. De Caruaru vem a adesão da vereadora Perpétua Dantas (PSDB). A parlamentar, que atuou como secretária de Política para Mulheres e de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, na administração da ex-prefeita Raquel Lyra, foi também a vereadora mais votada na história da cidade, com 3,2 mil votos, em 2020.

Visitas
O ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho (União Brasil), depois de firmar o compromisso de apoio a Jair Bolsonaro, recebeu a visita dos liberais Anderson Ferreira, Gilson Machado, Coronel Alberto Feitosa e Eduardo Machado, coordenadores da campanha de Bolsonaro em Pernambuco. O prefeito Simão Durando também participou do encontro em Petrolina para formalizar o apoio.

Presidente eleito
O deputado estadual eleito, Sileno Guedes, presidente do PSB em Pernambuco, agradeceu pelos 43.195 votos recebidos durante o pleito deste ano. Sileno é um dos 14 parlamentares socialistas que estarão na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) a partir de 2023. Embora sempre fosse presença nos bastidores das campanhas do PSB, foi a primeira vez que o político disputou um cargo eletivo desde os anos 90, quando havia sido vereador do Recife.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.