Nathália Monte- Diario de Pernambuco
A candidata ao governo do estado Marília Arraes (SD) alcançou, nesta segunda-feira (24), 40 decisões favoráveis contra fake news, algumas divulgadas por apoiadores de Raquel Lyra (PSDB), sua concorrente ao Palácio das Princesas.
Uma das decisões mais recentes é do desembargador Dario Rodrigues Leite de Oliveira, que determinou a retirada de uma peça publicitária caluniosa contra a ex-petista veiculada em televisão, com multa diária no valor de R$ 10.000,00 mil reais em caso de descumprimento da decisão. A intimação para pagamento da multa vale tanto para a campanha de Raquel quanto para as emissoras de televisão habilitadas para veiculação de inserções no horário eleitoral.
A Justiça Eleitoral também determinou a retirada de uma enquete realizada pelo internauta Eduardo José da Silva, responsável pelo perfil @_blogvisaopolitica2, em um período não autorizado pela legislação eleitoral. De acordo com a desembargadora Virgínia Gondim Dantas, a divulgação da enquete é uma “clara afronta ao art. 23 da Res. TSE 23.600/19 c/c art. 36 da Lei das Eleições”.