A cidade do Paulista vai receber, no próximo sábado (29.10), uma ação de doação de sangue promovida pelo Hemope – Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco -, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A iniciativa acontecerá das 8h30 às 12h e das 13h às 16h, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, localizada na Av. Marechal Floriano Peixoto, nº 85, no Centro.
Devido à pandemia da Covid-19, a fundação apresenta uma queda no armazenamento de bolsas de sangue desde 2020. Para contribuir com a manutenção do estoque, a ação terá capacidade para receber doações de 140 pessoas.
O ato pode ser realizado a cada três meses por homens e a cada quatro por mulheres. É preciso ter entre 16 e 69 anos e 11 meses (59 anos e 11 meses caso seja a primeira doação). Os menores de 18 anos precisam da presença do responsável legal e da apresentação de cópia da identidade.
É necessário ter mais de 50 kg, estar alimentado e em boas condições de saúde, além de apresentar um documento original com foto (identidade, carteira de habilitação ou carteira de trabalho).
Por conta da pandemia da Covid-19, o Ministério da Saúde recomenda esperar 30 dias após a cura dos sintomas gripais para a doação de sangue. Para quem teve chikungunya, dengue ou zika, também é necessário esperar o prazo de 30 dias após a cura e a ausência total de sintomas (como dores nas articulações) – no caso de dengue grave, são seis meses após a cura.
Estão impossibilitados de doar sangue aqueles que fizeram endoscopia/colonoscopia ou cirurgia de grande porte nos últimos seis meses; fizeram tatuagem e micropigmentação de sobrancelhas nos últimos 12 meses; colocaram piercing (quanto a piercing na região genital e/ou oral que já foram retirados, a doação só é permitida 12 meses após retirada do item); quem teve hepatite após os 11 anos de idade e quem está em tratamento médico e fazendo uso de medicação controlada.
Existem, ainda, outras limitações que precisam ser observadas antes do procedimento. Veja:
– Vacinas: é necessário esperar o prazo de 48 horas após vacinar-se contra HPV, Influenza ou Tétano; e 30 dias – Febre Amarela e Tríplice Viral.
– Bebidas alcoólicas: é necessário esperar o prazo de 12 horas após a ingestão.
– Menstruação: a menstruação não impede a realização da doação. Mas é necessário levar em consideração algumas questões, a candidata que se encontra menstruada não pode estar sentindo cólica ou estar com fluxo intenso durante o período menstrual.
– Tratamento dentário: depende do procedimento realizado, o triagista avaliará.
– Gravidez e amamentação: é necessário aguardar até 90 dias após o parto normal e 180 dias após a cesariana. Se o parto ocorreu há menos de 12 meses ou a amamentação não é exclusiva. A mulher que está amamentando não pode doar sangue, a menos que o parto tenha ocorrido há mais de um ano.