Mesmo quase 48 horas depois, a fala do presidente Jair Bolsonaro (PL), aguardada desde a noite do dia 30 de outubro, quando o Tribunal Superior Eleitoral anunciou o resultado final do segundo turno, onde foi consagrado o candidato Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como presidente eleito, finalmente veio: “Quero começar agradecendo aos 58 milhões de brasileiros que votaram em mim no último dia 30 de outubro. Os atuais movimentos populares são fruto de indignação e sentimentos de injustiça de como se deu o processo eleitoral. As manifestações pacíficas sempre serão bem-vindas, mas os nossos métodos não podem ser os da esquerda, que sempre prejudicaram a população, como invasão de propriedade, destruição de patrimônio e cerceamento do direito de ir e vir. A direita surgiu de verdade em nosso país.”
Valores
O breve pronunciamento do presidente destacou: “Nossa robusta representação no Congresso mostra a força dos nossos valores: Deus, pátria, família e liberdade. Sempre fui rotulado como antidemocrático e, ao contrário dos meus acusadores, sempre joguei dentro das quatro linhas da Constituição. Nunca falei em controlar ou cercear a mídia e as redes sociais.”
Posições
“Enquanto presidente da República, este cidadão, continuarei cumprindo todos os mandamentos da nossa Constituição. É uma honra ser o líder de vários brasileiros, que, como eu, defendem a liberdade econômica, a liberdade religiosa, a liberdade de opinião, a honestidade e as cores verde e amarela da nossa bandeira.” Concluiu Bolsonaro.
Transição
Imediatamente após a fala do presidente Jair Bolsonaro, o ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira, afirmou que está autorizado a tratar dos entendimentos entre as equipes do atual e futuro governo. Ciro revelou que na transição, o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), deve ser o coordenador do time do eleito presidente Lula (PT).
Agro I
O crescimento acumulado (2017 a 2021) do setor agropecuário pernambucano foi de 52,2%. A fruticultura, cana-de-açúcar, pecuária bovina e avicultura, detém cerca de 90% do valor bruto de produção do setor no Estado, que ultrapassou os R$ 9 bilhões no último ano. Esse incremento se projeta no crescimento da 29ª Agrinordeste, promovida pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Pernambuco (Faepe), até 4 de novembro, no Centro de Convenções de Pernambuco.
Agro II
O espaço reúne mais de 400 estandes, com uma variedade de produtos de diversos estados do país. A feira é destinada a empresários, população urbana, produtores rurais, estudantes, técnicos do setor, empreendedores, público infantil e até criadores de pets. A entrada é gratuita. A Agrinordeste funcionará das 10h às 21h.