Na tarde da terça-feira (1º), a Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes recebeu a Certificação Empresa PRO, do Ministério do Trabalho, por proteger, promover e profissionalizar jovens egressos do trabalho infantil, por meio do programa Jaboatão Aprendiz. Entregue pela Superintendência Regional do Trabalho em Pernambuco, a certificação é uma forma de homenagear o município, único entre 28 estabelecimentos que receberam o certificado neste ano. Este é o quarto ano seguido que Jaboatão recebe tal reconhecimento.
“É muito gratificante saber que estamos ajudando a transformar a realidade de inúmeros jovens, oferecendo não apenas uma oportunidade de inserção no mercado de trabalho, mas uma oportunidade de descobrirem seus potenciais e exercerem sua cidadania. E ter o reconhecimento do Ministério do Trabalho é um incentivo para seguirmos por esse caminho. Nossas equipes estão de parabéns”, afirma o prefeito Mano Medeiros.
O jovem Ronick Ramos, de 18 anos, contratado por cota alternativa, confirmou que o projeto mudou sua vida completamente. “Fui abandonado pela minha família, e foi graças ao Programa Jaboatão Aprendiz que hoje consigo ter minha casa, trabalhar e estudar”, relatou o rapaz, que quer ser policial, durante a solenidade de entrega da certificação no auditório da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.
Gerente da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Roberta da Fonte representou o prefeito no evento e afirmou estar muito feliz de colher os frutos de uma semente plantada com tanto carinho. O Programa Jaboatão Aprendiz começou em 2018 e tem como objetivo promover a experiência do primeiro emprego a adolescentes e jovens entre 14 e 24 anos, na condição de aprendiz.
O programa prioriza os mais vulneráveis: aqueles que estão cumprindo medida socioeducativa (em conflito com a lei), os que vivem em casas de acolhimento institucional (afastados da família), os que foram resgatados em situação de trabalho infantil degradante e portadores de deficiência. Desde que o programa foi criado, o município já beneficiou 236 jovens, sendo 125 por contratação direta e 111 como cota alternativa (acolhimento dos que são contratados por empresas que desenvolvem atividades de risco e não podem mantê-los em suas instalações, mas precisam cumprir a Lei Federal da Aprendizagem). Atualmente, Jaboatão conta com 60 aprendizes contratados diretamente e 15 por cota alternativa.