Foto: Sarah Leonel

Foto: Sarah Leonel

Compartilhar:

Coluna Diario Político do dia 10/11/2022

Um dia após a notícia de que a coordenação da transição de Raquel Lyra (PSDB) para o Governo do Estado seria de responsabilidade da vice-governadora eleita, Priscila Krause (Cidadania), chega também a confirmação dos primeiros nomes que farão parte da composição da equipe, são eles: Túlio Vilaça, advogado; Eduardo Vieira, administrador; Carolina Cabral, publicitária; Fernando de Holanda, publicitário; Manoel Medeiros Neto, economista e jornalista; Ana Maraiza de Sousa, advogada; Bárbara Florêncio, advogada; Nayllê Rodrigues, advogada. A lista foi entregue ao Secretário da Casa Civil de Pernambuco, José Neto, que está responsável pela transição da parte do atual governador, Paulo Câmara (PSB). “A determinação da governadora é fazer uma transição que seja exemplo para o país”, destacou Priscila.

Relatório I

O Ministério da Defesa divulgou ofício enviado ao TSE com um parecer das fiscalizações feitas pela entidade sobre as urnas eletrônicas no processo eleitoral. O documento não apontou nenhuma fraude, mas sugeriu ao Tribunal Superior Eleitoral recomendações a respeito dos testes de integridade: “Não é possível afirmar que o sistema eletrônico de votação está isento da influência de um eventual código malicioso que possa alterar o seu funcionamento.” diz um trecho do documento.

Relatório II

O Tribunal de Contas da União (TCU) informou que não encontrou divergências nos boletins das urnas eletrônicas que foram analisadas durante a auditoria realizada no segundo turno das eleições. Ao todo foram analisados 604 boletins com base nas informações disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Saúde I

O senador pernambucano Humberto Costa (PT), ex-ministro da Saúde no primeiro governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), foi escolhido pela equipe de transição para integrar a coordenação temática da Saúde. Entre o que apurei com fontes em Brasília é possivel destacar: Os primeiros passos serão dados depois de fazer um “pente fino” no Ministério; A equipe fala de esperar um Ministério que vai precisar ser verdadeiramente “reconstruído”.

Saúde II

Entre as principais pautas, estão a retomada do Brasil como exemplo de vacinação, principalmente das crianças; Humberto quer levantar as bandeiras do SAMU, Brasil Sorridente, do Farmácia Popular e do Mais Médicos, este último, valorizando os médicos brasileiros; Não está confirmado quem será o ministro, nem se o nome sairá dos que estão compondo a transição. Lula falou pra Humberto e pra imprensa também, que a saúde é investimento.

Entrevista

Tiago Paraíba, presidente do Psol em Pernambuco, será entrevistado a partir das 9h, na Rádio Clube AM 720. A transmissão é simultânea pelos canais Diario de Pernambuco no YouTube e no Facebook.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.