O Procon Recife divulgou hoje (24) pesquisa de preços para ajudar o consumidor que vai às compras na Black Friday, liquidação anual de produtos, realizada na última sexta-feira de novembro, que neste ano ocorre no dia 25. Foram pesquisados 41 itens entre produtos eletrônicos, (fogão, máquina de lavar roupas, microonda, liquidificador, fritadeira elétrica, ar condicionado) e aparelhos eletrônicos, (notebook, televisor, celular tablet, impressora, fone de ouvido, produtos de segurança para casa inteligente). Fizeram parte da pesquisa 11 estabelecimentos, sendo oito lojas físicas e três virtuais.
A pesquisa aponta que é possível encontrar um determinado tipo de liquidificador por R,99 e até R,90, uma variação de 116,09%. Uma lâmpada dicroica inteligente consta na pesquisa com valores que vão de R.08 a R,51, um acréscimo de 107%. O consumidor vai encontrar um modelo de celular sendo vendido por R.211,19 e R.499,00, uma variação de 106,33%.Um fone de ouvido apresentou variação de preço de 72,07%, sendo comercializado por R,00 e R,75.
A pesquisa está disponível no site do Procon Recife https://procon.recife.pe.gov.br/
De acordo com o secretário-executivo do Procon Recife, Pablo Bismack, a pesquisa tem como objetivo apoiar a população nas escolhas mais conscientes, informando onde encontrar o produto com o menor e maior valor e com dicas importantes para evitar cair nas armadilhas das falsas promoções. “É importante pesquisar o preço, as condições e as especificações do produto e caso o consumidor encontre alguma irregularidade, deve denunciar junto ao Procon Recife”, ressaltou.
A população pode registrar reclamações no site procon.recife.pe.gov.br e denúncias no email denunciaproconrecife@recife.pe.gov.br.
Confira as dicas do Procon Recife:
Evite clicar em links e ofertas recebidas por e-mail ou redes sociais de preferência digite o endereço do site;
Use o computador com programa de antivírus, rede de conexões seguras e acesse sites confiáveis em ambientes protegidos;
Fique vigilante em relação ao sistema de segurança oferecido pela loja virtual;
Evite compras que só aceitam pagamentos em boleto bancário. É preciso desconfiar de quem apenas vende por essa modalidade nas compras a distância;
O consumidor que adquire produtos em loja on-line, por telefone ou catálogo tem o chamado direito de arrependimento, podendo devolver o produto no prazo de até 7 dias após o recebimento;