Foto: José Ygor Lino

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José Ygor Lino- Diario de Pernambuco

A 4ª edição do Visit Pernambuco – América Latina teve início nesta quarta-feira (07), no Convention Center do Armação Resort, em Porto de Galinhas. O evento visa criar novos negócios no segmento turístico e hoteleiro, além de divulgar atrativos do Estado. A expectativa é que cerca de R$ 75 milhões sejam gerados em acordos. Em média, 50 entidades e empresas participaram da exposição de negócios, a partir dos buyers (compradores) e suppliers (fornecedores). O evento ainda conta com palestras de diversas temáticas, como tendência de consumo, marketing, vendas e gestão, além de mesas rendonas com operadoras e companhias aéreas. A programação segue até a quinta-feira (08).  

Neste primeiro dia, além da rodada de negócios, o Vist Pernambuco contou com a apresentação de um painel sobre o cenário aéreo do Estado, moderado por Otaviano Maroja, presidente do Porto de Galinhas Convention. Durante a rodada, Lia Hirakawa, representante da Gol Linhas Aéreas, anunciou aumento de 29% das operações para os meses de dezembro e janeiro. “Entre as novidades, teremos voos de Porto Alegre para Recife três vezes por semana. Quanto à demanda internacional, o aumento das operações para dezembeo será em 46%”, disse Lia. Em seguida, Juliana Guerra, do setor comercial da Azul em Pernambuco, também anunciou novidades. “Para a alta temporada, passaremos atender locais como São Raimundo Nonato (PI), Paulo Afonso (BA), Feira de Santana (BA) e Foz do Iguaçu (PR)”. Com relação a malha internacional, a representante da Azul informou que, a partir de fevereiro, Pernambuco contará com rotas para o Aeroporto Internacional de Forte Lauderdale, na Flórida, duas vezes por semana. 
Marcelo Bento, diretor de Relações Institucionais e Comunicação da Aena Brasil anunciou o inentivo em abono de 50% das taxas de embarque, caso as companhias consigam executar 90% dos voos planejados. O Aeroporto do Recife é, atualmente, o 6º maior do país em passageiros embarcados e o 4º em volume de cargas. Coforme Marcelo, o aeroporto da capital pernambucana é 60% maior, em número de acentos e passageiros, do que o aeroporto de Fortaleza, e 25% maior do que o de Salvador. Segundo a secretária de Turismo do Estado, Milu Megale, a movimentação da malha aéra já cresceu 18% neste final de ano. “Retomamos muitas atividades do segmento pós pandemia. A movimentação cresceu e esperamos bons negócios com o Visit”, avaliou. Já o secretário de Turismo de Ipojuca, Mário Pilar, agradeceu, em nome da Prefeitura Municipal, a participação de todos os envolvidos no evento e afirmou que muitas dificuldades já foram superadas, sendo completamente possível “vender o turismo” do Ipojuca.  
De acordo com Maroja, o sentimento para 2023 é de otimismo. “Ano passado não conseguimos realizar o evento, mas voltamos este ano, acompanhando a retomada do turismo. Ainda em 2021 tivemos bons resultados e conseguimos repetir esse desempenho em 2022, o que nos garante bastante otimismo para 2023. Acreditamos que com a retomada dos voos diretos de Montevidéu e Buenos Aires, o turista latino retorne com mais frequência para Porto de Galinhas”, avaliou.  Concluindo a rodada, Hamilton Falcão, da Empetur, avaliou que a união do trade tem sido fundamental em tornar o turismo de Pernambuco ainda mais relevante e responsável por injetar, neste ano, quase 8 bilhões na economia do estado. 
O evento ainda contou com a participação de Eduardo Tiburtius (presidente da AHPG), Alexandre Alves (gerente do Sebrae-PE) e Pâmela Alves (secretária de Turismo do Recife).  Entre os patrocinadores estão os hotéis: Armação Resort, Kembali Hotel, Hotel Solar, The Westin, Murupiara Resort, Hotel Village, Vivá Resort, Marulhos Resort e Nannai Resort & Spa, além das empresas de receptivos Luck, Martur e Pontual.

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