O Plenário da Assembleia Legislativa concluiu a votação do orçamento do Estado para 2023. Uma nova análise do Parecer Geral da Lei Orçamentária Anual, LOA, foi analisada. Os parlamentares deram o aval à inclusão de 20 emendas do deputado Coronel Alberto Feitosa (PL), que ampliaram a previsão orçamentária da Alepe em 76 milhões e meio de reais. Esse valor foi deduzido das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Sustentabilidade, de Infraestrutura e Recursos Hídricos, de Turismo e Lazer, de Ciência, Tecnologia e Inovação e de Cultura. Os cortes também alcançaram órgãos como ATI e Apac. A maior redução foi para a Assessoria Especial ao Governador, 14 milhões em recursos para divulgação, seguidos de 12 milhões e meio da Empetur, oito milhões e meio da Facepe e cinco milhões e 800 mil da Fundarpe.
Aceito
A cantora Margareth Menezes anunciou que recebeu e aceitou o convite do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para assumir o Ministério da Cultura. A pasta será recriada no novo governo após ter sido inserida no Ministério do Turismo no início da atual gestão.
Divergentes
Os parlamentares estaduais João Paulo (PT) e Coronel Alberto Feitosa, divergiram sobre o legado que o Governo Jair Bolsonaro deixará para o Brasil. João Paulo considera que o país ficou pior em todas as áreas. Já para Alberto Feitosa, a gestão atual elevou o valor do Bolsa Família na criação do Auxílio Brasil, combateu o crime organizado e tomou medidas boas para a economia.
Centro indutor I
A Cape, fábrica de cloro localizada no município de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, está investindo R$ 290 milhões na implantação de uma nova unidade, além da modernização tecnológica do espaço já existente. A planta atual à base de mercúrio será substituída por uma nova de membrana. Quando finalizada, a planta de mercúrio será desligada.
Centro indutor II
Essa é a única produtora de cloro-álcalis de Pernambuco, que atende indústrias essenciais, como a de tratamento de água e produtos de limpeza. O governador Paulo Câmara (PSB) declarou: “Esse investimento nos consolida como um centro indutor de desenvolvimento, não apenas para o nosso Estado, mas também para toda região Nordeste”.
Título
O vereador de Olinda Vinicius Castello (PT) recebeu o Título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Faculdade de Formação e Especialização Brasileira e Internacional de Capelania (FEBRAICA), do Rio de Janeiro, e pela Ordem dos Capelães (OCB). A honraria é fruto do trabalho que o parlamentar vem realizando em prol da cultura, educação, filosofia da religião e humanidade na cidade alta e no estado. A solenidade foi realizada na Câmara Municipal do Recife.