Com o intuito de cobrar às autoridades públicas medidas de segurança para quem transita pela cidade do Recife de bicicleta, cicloativistas locais convocam ciclistas, amigos e familiares de pessoas que foram vítimas de assaltos enquanto pedalavam, a se juntarem em um ato que sairá da Praça do Derby, na área central da capital pernambucana, às 19h desta terça-feira (10), com destino à Secretaria de Defesa Social (SDS) e também ao Palácio do Governo do Estado de Pernambuco.
A concentração terá início às 17h30 no próprio local de partida. Desde o fim do ano passado, relatos de ataques, sobretudo à mulheres, estão sendo registrados nos grupos de ciclistas da cidade. Um homem de moto se aproxima e puxa a bolsa da ciclista, provocando a queda de maneira violenta. Diversas mulheres partilharam a mesma situação.
O ato cobra que o poder público tome medidas urgentes para interromper ações como essa. De acordo com dados levantados pela Ameciclo, o número de mulheres que utilizam a bicicleta no Recife aumentou mais de 60% entre 2013 e 2022.