A Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes realizou fiscalização nos pontos onde ocorre trabalho preventivo para evitar alagamentos na cidade, como a limpeza de canais e galerias mostrou, nesta segunda-feira (6). Mesmo com as chuvas de ontem, de acordo com a gestão, não houve problemas. O prefeito Mano Medeiros foi conferir de perto o resultado dos serviços.
Para se ter ideia do volume de chuvas, a média para o mês de fevereiro é de 128 mm, no entanto em seis horas do domingo para a segunda-feira foram registrados 176 mm.
No bairro de Santo Aleixo, os moradores tiveram uma madrugada tranquila, graças à limpeza no Canal Beira Rio. Além da retirada dos entulhos, foi feito o alargamento do canal para aumentar o fluxo das águas. Em outras ocasiões, várias residências foram invadidas pelas águas e os moradores tiveram que ser transferidos para locais mais seguros pela Defesa Civil do município.
“No ano passado, quando teve aquela chuva que alagou tudo, perdi muita coisa. Foi uma tristeza. Mas essa noite foi diferente. Mesmo com a chuva que caiu, o canal não transbordou e pudemos dormir”, conto o aposentado Marcos Antônio, que residir na rua Cícero Caldas. “A limpeza e o alargamento do canal deram certo e dessa vez não perderam nada”, acrescentou o ambulante Josias Ribeiro de Lima.
“Diariamente temos equipes limpando canais, galerias e canaletas. A chuva de ontem foi muito forte e tivemos vários pontos sem alagamentos. Ainda há muito o que fazer, mas exemplos como de Santo Aleixo e Cavaleiro demonstram que a prevenção é fundamental nesse trabalho de proteção da população”, disse o prefeito.
GABINETE DE EMERGÊNCIA
Na segunda-feira (6), inclusive, o prefeito apresentou o secretariado e anunciou a instalação do Gabinete de Emergência, que tem o objetivo de cuidar do planejamento das ações preventivas. “Estamos no mês de fevereiro, no entanto é preciso cuidar de cada detalhe com antecedência. As secretarias vão trabalhar unidas, definindo suas prioridades, mas com um só objetivo, que é preparar Jaboatão para os momentos de maior dificuldade”, disse Mano.