Correio Braziliense
A economista e cientista política Ana Toni, diretora-executiva do Instituto Clima e Sociedade (ICS), assumirá a Secretaria Nacional de Mudanças do Clima a convite da ministra do Meio Ambiente e da Mudança Climática, Marina Silva. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (9) em comunicado do ICS.
A nomeação deve ser oficializada nas próximas semanas no Diário Oficial da União (DOU). Marina já havia anunciado a recriação da secretaria ao assumir o ministério. Segundo o ICS, a economista aceitou assumir o cargo.
“O convite, além de ser um reconhecimento do trabalho da diretora-executiva e da equipe do ICS, é também o reconhecimento do trabalho dos parceiros e apoiadores que atuam em frentes cada vez mais amplas visando o cumprimento do Acordo de Paris, como a proteção das florestas, a transição energética, a descarbonização da economia e a justiça climática”, diz o comunicado.
Ana Toni está à frente do Instituto Clima e Sociedade há oito anos. A organização apoia instituições que visam fortalecer a economia brasileira e reduzir a desigualdade pelo enfrentamento às mudanças climáticas. A entidade financia projetos na área, promove diálogo entre setores e estabelece redes de informação e cooperação.
Ana Toni é economista e doutora em Ciência Política, foi presidente do Conselho do Greenpeace Internacional e diretora da Fundação Ford no Brasil e da ActionAid Brasil, além de integrar vários conselhos empresariais e instituições da sociedade civil.