22 de janeiro de 2025
Compartilhar:

A biblioteca da Assembleia Legislativa de Pernambuco promoveu uma edição especial do “Café com Poesia” dentro da programação do projeto “Alepe Mulher”. Nesse encontro quase 50 poetas e escritores participaram o tema foi “A alma feminina inspira poesia” em homenagem às mulheres. Poetas, escritores, cordelistas e funcionários da Casa tiveram a oportunidade de apresentar seus trabalhos e sua arte.

A semana da mulher na Alepe encerou nesta terça-feira (14) com oferta gratuita de serviços, exposição de livros e fotos e feira de orgânicos. A solenidade de encerramento está prevista para às 10 horas, no auditório Sérgio Guerra, com as presenças do presidente da Assembleia, Álvaro Porto, e do primeiro secretário Gustavo Gouveia, de autoridades e demais integrantes da Mesa Diretora.

O evento cultural da biblioteca foi aberto com um café da manhã para os visitantes. Além do recital de poemas e poesias, o encontro contou com a apresentação do Coral Vozes de Pernambuco e recital da deputada Rosa Amorim. Escritores e poetas da União Brasileira de Escritores (UBE), da Academia de Letras do Estado e da Academia Viva de Olinda participaram do evento. Nessa edição especial, a Alepe foi representada pelos escritores Jorge Bernardo da Silva Filho, Mira Vidal, Ana Paula Novaes e do neurologista Luiz Coutinho.

Paralela à programação do “Café com Poesia”, a gerente da biblioteca, Sirlênia Araújo, promoveu uma exposição com imagens das seis deputadas de Pernambuco. Fotos de Simone Santana, Debora Almeida, Rosa Amorim, Gleide Ângelo, Socorro Pimentel e Dani Portela foram transformadas em avatar, numa homenagem da bibliotecária às parlamentares pela passagem do Dia Internacional da Mulher.
Criado em 2006, o “Café com Poesia” foi suspenso durante a pandemia, retornando no ano passado. Na avaliação de Sirlênia, o projeto tem revelado novos talentos e dado espaço para que artistas mostrem seu trabalho. “É um projeto consolidado da Alepe que conta com a participação de poetas consagrados como o cordelista Cícero Lins e a escritora e cordelista Lúcia Costa. O projeto é uma oportunidade para as pessoas mostrarem sua arte e expressarem seu trabalho”.

O primeiro secretário da Alepe, deputado Gustavo Gouveia, ressaltou o “Café com Poesia” como uma forma de valorizar a arte de Pernambuco e se comprometeu em fomentar outras iniciativas nesse formato. “Vamos incentivar iniciativas como esta em todo calendário anual da Alepe. A satisfação dos servidores e da população é o que dará mais combustível a essa nova gestão formada por mim e por Álvaro”, disse.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.