Foto: Filipe Gondim/AI Simpere

Compartilhar:

Osnaldo Moraes- Diario de Pernambuco

Professoras e professores da Rede Municipal de Ensino do Recife decidiram pelo indicativo de greve geral em reivindicação em defesa do piso salarial da categoria, com os 14,95% anunciados pelo Ministério da Educação (MEC) no início do ano e repercussão em todas as faixas salariais. Segundo o Sindicato dos Professores da Rede Municipal do Recife (Simpere), cerca de mil profissionais lotaram o Teatro da Boa Vista, onde ocorreu a assembleia, das 8 às 11h desta terça-feira, quando houve unanimidade na votação pela greve. A reportagem aguarda posicionamento da Secretaria de Educação da Prefeitura do Recife.
Também segundo o Simpere, a Prefeitura do Recife oferece apenas 6,95% de reajuste para os salários, além de um bônus que não é incorporado aos salários. Uma paralisação está marcada para esta quarta-feira, com ato público às 13h, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), na Imbiribeira, Região Sul da Capital, onde estará o presidente Lula.
Para a coordenadora geral do Simpere, Jaqueline Dornelas, é preciso valorizar a educação pública e os professores e professoras. “O piso incorporado à nossa carreira é um direito e simboliza o investimento em quem sustenta a educação pública”, diz. “Não vamos abrir mão e não aceitaremos a política de bonificação”, acrescenta. Outra assembleia está programada para a próxima quarta-feira, quando vai ser votada a deflagração da greve das professoras e dos professores do ensino público municipal do Recife.
Segundo Jaqueline Dornelas, a Prefeitura do Recife retirou R$ 20 milhões do orçamento da educação pública para pagar dívida. “Se há dinheiro, qual é o motivo de não valorizar profissionais da educação que tanto se dedicam às escolas públicas da cidade? É preciso pagar o reajuste justo e para todas as professoras e professores, aposentados e ativos”, diz.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Simpere.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.