Preocupado com os índices de violência contra as mulheres, o deputado federal André Ferreira (PL) apresentou um projeto de lei, em tramitação na Câmara Federal, para tornar prioritário o atendimento social, psicológico e médico no Sistema Único de Saúde e no Sistema Único de Segurança Pública a mulheres vítimas de violência. A proposta foi recentemente aprovada na Comissão da Mulher da Casa e agora aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça.
O parlamentar lembrou que “as mulheres ficam bastante fragilizadas diante das agressões” e por isso necessitam de atendimento imediato.
“Mulheres vítimas de violência encontram-se em uma situação muito delicada. Não é só o sofrimento físico, mas também psíquico e social. Dar atendimento prioritário é um dever do Estado”, avaliou André Ferreira. Segundo ele, na justificativa do projeto, há matérias que tratam do assunto, “mas sempre é preciso fazer ajustes para melhor acolher as mulheres”.
“Nosso projeto amplia a rede de proteção para mulheres vítimas de violência. E é preciso cada vez mais aumentar essa malha de amparo por meio de políticas públicas eficazes. A nossa proposta vem com isso em seu conteúdo, como uma forma de acolher e proteger”, afirmou André Ferreira.