Dois meses após a deputada estadual Delegada Gleide Ângelo (PSB) ter apresentado indicação ao governo estadual e demais órgãos correlatos, solicitando urgência máxima para a abertura de novos concursos para as quatro operativas da segurança pública, a secretária de Defesa Social de Pernambuco, Carla Patrícia, confirmou o chamamento para um novo edital para a pasta. De acordo com a gestora, serão abertas mais de 2.400 vagas para os quadros efetivos da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar.
Ciente da necessidade de recompletamento do quadro profissional das polícias pernambucanas, Gleide tem pleiteado a abertura de novas vagas para as polícias Civil, Científica e Militar, além do Corpo de Bombeiros Militar.
“Não se pode oferecer segurança pública de qualidade aos pernambucanos sem efetivo nas ruas e nas corporações. A defasagem ultrapassa a marca de 15 mil profissionais”, comentou a parlamentar, ao destacar, ainda, a deficiência nos quadros da segurança pública. “Como delegada de polícia, tenho que falar que na Polícia Civil são mais de seis mil cargos vagos, entre agentes, comissários, escrivães e delegados. Como é possível fazer o trabalho de investigação, o encaminhamento de inquéritos, sem policiais nas delegacias? Com delegados acumulando dois, três ou mais distritos?”, questionou.