Arte e religião se mesclam na tradicional “Paixão do Monte da Fé” de Paudalho, tratado como “maior teatro ao ar livre da Zona da Mata Norte”. A encenação que começou em 1980 volta depois da pandemia da Covid-19. Realizado com o apoio da Prefeitura do Paudalho, Governo do Estado de Pernambuco e Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), o espetáculo retrata toda a trajetória de Jesus até a sua ressurreição em três dias de apresentações, desta quarta à sexta-feira, a partir das 19h30, no palco especial do Monte da Fé, na Vila Asa Branca. A expectativa é atrair um público de aproximadamente 20 mil pessoas.
A equipe realizadora da peça conta com mais de 200 pessoas entre elenco principal, figurantes, e produção. Tendo como lema “A Paixão Mais Perto de Você”, desde 2006 o espetáculo é apresentado no Monte da Fé pelo grupo Movimento Teatral de Paudalho. A área, um palco natural, envolto por pedras, junto com o cenário e efeitos práticos ao vivo, conferem às 14 cenas interpretadas a ambientação do período da vinda do Messias.
As apresentações da “Paixão do Monte da Fé” geram emprego e renda temporários, não só para quem produz o espetáculo, mas também para o comércio informal, aquecendo a economia local. Para fomentar ainda mais a produção cultural do município, a equipe é composta majoritariamente por paudalhenses. No papel principal, o ator Cecéu Ribeiro interpreta Jesus, a atriz Flaviana Silvino entra em cena como Maria, o ator Yonaldo Afonso dá vida a Judas, Herodes é interpretado por Humberto Dias, e Pilatos tem interpretação de Kyrlle Lima.
Serviço
Evento:
Paixão de Cristo do Monte da Fé
Local: Monte da Fé, Vila Asa Branca, Paudalho
Datas: 05 (quarta), 06 (quinta) e 07 (sexta-feira) de abril
Horário: 19h30 (início)
Ficha Técnica
Direção Geral: João Batista
Assistente de Direção: Lucas Barbosa
Direção Executiva: Yonaldo Afonso
Direção de Arte: Gustavo Moreira
Figurino: Cecéu Ribeiro
Cenografia: Lívia Pacheco