22 de janeiro de 2025
Compartilhar:

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Guilherme Cavalcanti, anunciou, nesta quinta-feira (13), a indicação do administrador especializado em finanças corporativas Felipe Valença, para o cargo de diretor-presidente da Companhia Pernambucana de Gás (Copergás).

A indicação está alinhada com o compromisso do Governo de Pernambuco em escolher nomes técnicos para funções estratégicas na gestão pública. O novo presidente da Copergás tem experiência no sistema financeiro, na atuação em bancos nacionais, multinacionais e em meios de pagamento, como também no setor de Tecnologia da Informação.

“Felipe é um nome técnico com importante penetração nos mercados do Norte e Nordeste, com capacidade não apenas para conduzir de forma executiva a Companhia, mas, sobretudo, de alinhar a gestão da Copergás à estratégia de desenvolvimento do setor de energia em Pernambuco”, reforça Guilherme Cavalcanti.

Felipe Valença vai suceder André Campos, que estava à frente da Copergás desde 2018. “Somos gratos a André Campos pelos anos em que esteve à frente da Copergás e, em especial, pela diligência e profissionalismo nesse período de transição”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico.

“Agradeço a confiança em mim depositada pela gestão Raquel Lyra. Dou início a este novo desafio com a certeza de que vou contribuir para levar a Copergás aos níveis mais altos de excelência do setor de energia”, agradeceu Felipe Valença.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Cumprindo a norma regimental, o Governo de Pernambuco indica o nome do novo presidente ao Conselho de Administração da Copergás, junto ao parecer do comitê de elegibilidade. O Conselho se reúne nos próximos dias para formalizar a nomeação da nova diretoria.

SOBRE A COPERGÁS
A Copergás é uma empresa de economia mista com capital fechado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Tem como sócios o Estado de Pernambuco, que possui 51% de suas ações ordinárias; a Commit Gás, detentora de 24,5% das ações, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, também com 24,5% das ações.

A empresa foi criada em 17 de setembro de 1992, pela Lei Estadual 10.656/1991, e entrou em operação em 1994. É responsável pela odorização, canalização e distribuição do gás natural em Pernambuco, atendendo aos mercados industrial, residencial, comercial, veicular, de cogeração de energia, a Refinaria Abreu e Lima e, mais recentemente, a Hemobrás.

Em 2012, a Copergás tornou-se a primeira distribuidora de gás natural do Brasil a conquistar a tríplice certificação no Sistema de Gestão Integrado (SGI), que reúne as normas ISO 9001 (Gestão de Qualidade), ISO 14001 (Gestão Ambiental) e OHSAS (Gestão de Saúde e Segurança no Trabalho) – esta, hoje, substituída pela ISO 45001. Desde então, a Companhia tem renovado anualmente a certificação.

O volume total médio de gás natural distribuído pela Copergás chegou a 4,53 milhões m³/dia em 2021, o que a coloca como uma das quatro maiores concessionárias estaduais do Brasil.

SOBRE A SDEC-PE
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Sdec-PE) integra a Administração Direta do Estado, subordinada diretamente à Governadoria. A pasta é uma das principais responsáveis pelo planejamento, articulação e execução da política econômica traçada pelo Governo do Estado.

Para realizar sua missão, a Sdec-PE conta com a estrutura de empresas vinculadas, com as quais atua de forma integrada. São elas: Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Companhia Pernambucana de Gás (Copergás), Complexo Industrial Portuário de Suape e o Porto do Recife.

Compartilhar:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.