Coluna Diario Político do dia 18/01/2023
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou durante o painel “Brasil: um novo roteiro” no Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, que é possível zerar o déficit nas contas do governo em até dois anos. “Se você pegar uma série histórica, a gente está pretendendo voltar receitas e despesas ao mesmo patamar pré-crise da pandemia, que é 18,7%. Se nós conseguirmos isso em dois anos, a gente consegue zerar o déficit. E isso vai ser tão mais fácil se aprovarmos a reforma tributária”, vaticinou. O ministro destacou que, pelos planos do governo Lula, a reforma tributária será votada no Congresso Nacional ainda no primeiro semestre deste ano. “Nós queremos aprovar a reforma tributária. Ela é essencial para buscar a justiça tributária e para reindustrializar o país.” cravou o Haddad.
Vai reduzir
A nova administração estadual recebeu o Estado com 1.321 veículos próprios e 4.548 alugados, totalizando uma frota de 5.869 carros. A média mensal de consumo de combustível no ano passado foi de R$ 9,6 milhões. Além das medidas imediatas, o Decreto nº 54.393, de 5 de janeiro de 2023, que institui a racionalização e o controle de despesas públicas no âmbito de Pernambuco, prevê que, em 30 dias, todas as unidades gestoras apresentem um plano para a economia de 25% das despesas de custeio, incluindo água, energia elétrica, aluguel, telefonia e limpeza, e também de 25% dos contratos corporativos. O Plano excetua o uso de veículos para prestação de serviços essenciais, como saúde, educação e segurança pública.
No DF
O presidente do Partido dos Trabalhadores em Pernambuco e deputado estadual reeleito, Doriel Barros, está em Brasília. Na agenda de dois dias no DF, visitas estratégicas ao secretário executivo do Ministério das Relações Institucionais, Olavo Noleto, e ao chefe de gabinete do presidente, Marco Aurélio. Doriel também tem pautas com a presidenta Nacional do Partido dos Trabalhadores, Gleisi Hoffmann, com parlamentares federais e representantes de outros ministérios.
Vagas
A fase de inscrições para a seleção pública lançada pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), foi concluída contando com 1.953 pessoas inscritas. Estão sendo ofertadas três vagas para compor o gabinete parlamentar tanto em Brasília, como no Recife. “E ao menos uma das três vagas será preenchida por pessoa com deficiência”, destaca Pedro. Além disso, o legislador está participando de um gabinete compartilhado com outros 6 parlamentares, que já iniciam a atuação conjunta também com um processo seletivo para contar com profissionais que atendam ao grupo.
Com ressalvas
Relator do Projeto de Lei Projeto de Lei Ordinária nº 3842/2023, que prevê a recriação do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal, o deputado estadual Antonio Coelho (União) apresentará voto favorável pela aprovação da matéria na Comissão de Constituição, Legislação e Justiça (CCLJ) da Assembleia Legislativa durante a apreciação na manhã desta terça-feira (17). O parlamentar, no entanto, sugere algumas mudanças no texto do PLO, de autoria do Poder Executivo.