Os Estados Unidos e o Brasil devem anunciar, nas próximas semanas, a retomada de ações conjuntas de combate ao racismo e pela igualdade racial no acordo Japer [sigla em inglês para Plano de Ação Conjunto para eliminar a discriminação racial] assinado em 2008. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (15/2) durante coletiva de imprensa, na Embaixada dos EUA, sobre o encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o líder norte-americano, Joe Biden, na semana passada, em Washington. “Biden e Lula também falaram sobre reiniciar o Japer”, declarou a embaixadora Elizabeth Frawley Bagley. “Essa é uma prioridade que já estávamos discutindo com a ministra Anielle Franco, o ministro Mauro Vieira, o ministro Silvio Almeida e outros. Vamos anunciar mais detalhes sobre o Japer nas próximas semanas”, completou a diplomata.
A proposta de retomada do acordo foi levada ao encontro na capital norte-americana pela ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, e também foi um pedido de organizações do movimento negro brasileiro. As entidades enviaram uma carta tanto a Lula quanto a Biden antes da reunião. No documento, os movimentos defenderam que o acordo é de grande importância, mas que desde sua assinatura não houve ação concreta ou “interesse de governos passado” para implementar as ações.
Fundo da Amazônia
Os dois presidentes também trataram da primeira contribuição dos Estados Unidos para o Fundo Amazônia. Segundo Bagley, o valor ainda será acertado pelo presidente Biden e pelo Congresso norte-americano nas próximas semanas.
Ela anunciou também que secretários e outros membros do governo farão uma série de visitas ao Brasil nos próximos meses para avançar nas negociações tratadas entre os dois países, como o Fundo Amazônia e a retomada do Japer.