Por Rhaldney Santos e Tainá Milena
O ministro do Tribunal de Contas da União, Augusto Nardes, participou nesta terça-feira (11) do Workshop Governance Security Day no Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abordando a temática “Governança Pública o desafio do Brasil”. A autoridade desenvolve há 10 anos um projeto voltado para combater a corrupção, fraudes e desvios por meio da aplicação da governança que busca dirigir a economia e a sociedade com objetivos coletivos. Com a implantação da governança a sociedade pode avaliar e monitorar todos os órgãos municipais, estaduais e federais.
Em entrevista ao jornalista do grupo Diário de Pernambuco, Rhaldney Santos o Ministro falou sobre o projeto.
“É um tema central para o país que necessita implantar governança para diminuir o desvio, fraude e corrupção. Não tem como combater a corrupção se você não tem uma boa governança. Se você não consegue monitorar e avaliar, e não tem as ferramentas da governança. Cada um pode fazer na dimensão de funcionários de um estado, município e união, o que bem entende. Montar isso é decisivo para qualquer governante seja para o governo estadual, municipal ou união. Eu trabalho há 10 anos com esse projeto e já conseguimos implantar em todo o Brasil. Implantamos na União, em todos os ministérios, estatais, com isso já conseguimos avaliar e monitorar tudo o que acontece. Temos os indicadores de tudo”, explicou.
Sobre participar do evento da UFPE ele falou com muita satisfação de encontrar em Pernambuco pesquisas e projetos sobre a governança. Ainda garante que desenvolverá projetos futuros em parceria com a Universidade.
“Fiquei muito feliz em encontrar esse centro na Universidade que avalia a governança e eu não conhecia. Minha satisfação em ter vindo para cá e ver existe esse campo fértil, maravilhoso, em Recife, para que possamos trabalhar talvez no ano que vem com um projeto maior de implantar a governança na área de segurança pública. Eu trouxe a proposta do formato que estamos avaliando a governança no Brasil na área da segurança pública. Saio daqui muito feliz por ter encontrado professores especialistas na área. Volto recompensado por não estar sozinho nesse processo”.
Após o evento na Universidade Nardes participou de um encontro com a Governadora Raquel Lyra em busca da implantação do projeto em Pernambuco.
“O pai de Raquel Lyra, foi meu parceiro quando foi deputado federal e eu venho trazer o projeto da governança. Aqui nós já avançamos um pouco no governo anterior. No governo federal com Michel Temer avançamos muito, no governo de Bolsonaro também, agora aguardo o atual governo para saber se eles darão sequência a governança. O que eu posso dizer para as pessoas que trabalham com a parte do estado, município e União, sem a governança não é possível fazer uma licitação adequada, pois precisa ter planejamento e integridade. Uma série de tratamentos que nós temos. Eu fico feliz em divulgar que uma Universidade comandada pelo reitor Alfredo Gomes está abrindo essa possiblidade para os professores Jerônimo e Armando. A compensação do esforço que estou fazendo há 10 anos para implantar a governança como uma forma de combater os desvios, as fraudes e a corrupção em todo Brasil”.
Augusto Nardes
O mineiro Augusto Nardes é formado em administração pela FISA/FUNDAMES, Santo Ângelo, pós-graduado em Política do Desenvolvimento e mestre em Estratégia do Desenvolvimento pelo Institut Université d’Études, em Genebra, Suíça em Genebra. A autoridade também é especialista em Estatística do Trabalho pela JICA – Japan International Corporation. Nardes exerce o cargo de Ministro do Tribunal de Contas da União desde 2005 e também é embaixador da Rede Governança Brasil.