Com as fortes chuvas desde a madrugada do dia 23, a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) já havia avisado que o dia de hoje (25) seria de alerta. Até então vem sendo o dia com maior volume de chuvas, principalmente na Região Metropolitana do Recife. A Apac anunciou no fim desta manhã, o nível de alerta máximo para a Região Metropolitana e Matas Norte e Sul, o chamado “alerta vermelho”.
Em decisão da Secretaria de Educação e Esportes, as aulas da rede estadual de ensino estão suspensas em todos os municípios da Região Metropolitana do Recife.
O prefeito da capital pernambucana, João Campos (PSB), anunciou a suspensão das aulas na rede municipal de ensino nesta quarta-feira, recomendando a mesma medida para as escolas particulares. A sugestão é de que as aulas sigam de forma remota. Também suspenderam as aulas na rede municipal: Olinda, Paulista, Igarassu, Araçoiaba, Itapissuma, Cabo de Santo Agostinho, Abreu e Lima, São Lourenço da Mata, Ipojuca, Camaragibe e Moreno.
A Apac agravou o alerta pela manhã, expandindo o aviso também para as regiões da Mata norte e Mata Sul, orientando para que os moradores das regiões afetadas não saiam de casa.
O Tribunal de Justiça do Estado (TJ-PE) anunciou a suspensão das atividades forenses até as 13h, podendo prolongar a suspensão a depender da gravidade das chuvas. Já o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PE), suspendeu o expediente em todas as unidades administrativas e judiciais do órgão no estado durante toda a quarta-feira (25).
A Assembleia Legislativa do Estado de Pernambuco (Alepe) e a Câmara do Recife também anunciaram suspensão das atividades presenciais de hoje. A Alepe segue em sessão virtual e a Câmara atuará junto à prefeitura da capital na fiscalização das chuvas.
Saiba como acionar a Defesa Civil
Em caso de deslizamento de barreiras ou acidentes de qualquer natureza, ligue para a defesa civil através dos números abaixo:
Pernambuco: 3181-2490 ou 199
Recife: 0800 081 3400
Olinda: 0800 281 2112
Jaboatão: 0800 281 2099
Camarabige: 2129 9564
Paulista: 153