A Prefeitura Municipal de Araçoiaba por meio da Secretaria de Educação informou que devido às fortes chuvas, as AULAS PRESENCIAIS da rede municipal de ensino foram suspensas, ontem e nesta terça-feira (31). Foram mantidas as aulas remotas pois as escolas estão servindo de pontos de abrigo e preparação de alimentação para famílias atingidas pelas chuvas. A situação segue sendo monitorada para novas medidas e determinações.
Ainda na manhã desta segunda-feira (30) o prefeito da cidade, Jogli Uchôa anunciou o cancelamento do São João. O prefeito tomou a decisão em virtude da situação do município que sofre com áreas alagadas devido as fortes precipitações. O objetivo da medida é utilizar os recursos destinados às festas juninas, para minimizar o sofrimento da comunidade impactada pelos prejuízos causados pelos alagamentos. O projeto que institui o auxílio foi encaminhado em caráter de urgência, à Câmara Municipal. As famílias vão receber o auxílio de R$ 1.500 em três parcelas. As pessoas já foram cadastradas pela prefeitura, ao longo do último final de semana.
Consultas remarcadas – A Prefeitura também solicitou aos pacientes que estão com consultas eletivas marcadas, que retornem a Secretaria de Saúde para novo agendamento. É que devido às fortes chuvas, ainda nesta segunda-feira (30), não foi possível realizar o transporte de ônibus ou van para viagem do Transporte Fora do Domicílio -TFD com horários de saídas marcados para às 4h e 8h.
O prefeito Jogli Uchoa explicou que hoje há um grande problema de mobilidade na cidade, mas que concentrou esforços para reverter a situação. “ Estamos mobilizando esforços concentrados, para resolver o problema de acesso à Araçoiaba pela rodovia PE 27 e da estrada conhecida como Araripe, que liga Igarassu ao município” destacou.
A prefeitura colocou nas ruas, as máquinas de drenagem de água que estão trabalhando para diminuir o transtorno dos alagamentos. Uma das áreas mais afetadas é a comunidade da Baixada, onde a Assistência Social está visitando os afetados e providenciando o necessário. São cerca de cinco famílias desalojadas no município com cerca de 20 pessoas no total.
Desde o sábado (28), foi decretado situação de emergência no município por causa dos estragos causados pela chuva. O Decreto nº 15 de 28 de maio de 2022, publicado no Diário Oficial do Município, permite a convocação de servidores de todos os órgãos e secretarias, em resposta imediata à situação.
As escolas Amaro Soares e Senador Paulo Guerra estão abertas para atender os atingidos pelo temporal. Para acionar a Defesa Civil de Araçoiaba a população pode ligar para o número (81) 9 .9421- 3666 , disponível 24h.