Diversos membros e lideranças de movimentos liberais pernambucanos decidiram declarar apoio a Francisco Layon (Cidadania), em sua inédita candidatura a deputado estadual. Representantes de grupos como o Livres, UJL, MBL, Clube Frei Caneca, entre outros, assinaram uma carta em apoio ao candidato.
A carta, que conta com 77 assinaturas, foi redigida por Josias de Paula, professor do Departamento de Ciências Sociais da UFRPE. Dentre os nomes, que prestaram apoio ao liberal estão: Raphael Lima, do Ideias Radicais, o economista Pedro Neves Holanda, Renato Diniz, Thomas Crisóstomo, George Bastos e Jeferson Tepo.
Francisco Layon tem 26 anos, é pós-graduado em Direito Constitucional, foi coordenador do movimento Livres em Pernambuco e também aluno do Programa Renova BR. Em sua trajetória, se destaca também o “Apoie Uma Família”, que arrecadou quase 1 milhão de litros de água e 20 toneladas de alimentos que foram distribuídos a famílias do Recife em vulnerabilidade social, no início da pandemia.
O postulante também é apoiado por Raquel Lyra (PSDB), candidata a governadora de Pernambuco.
Confira a carta na íntegra:
À Sociedade Pernambucana,
Na condição de defensores das ideias de liberdade, enquanto liberais, libertários e afins, preocupados com o futuro de Pernambuco e acreditando nos ideais de liberdade que são nossa referência desde a Revolução Pernambucana de 1817, manifestamos nosso apoio ao amigo Francisco Layon.
Cada um de nós, integrantes dos principais movimentos liberais de Pernambuco, decidimos nos posicionar e demonstrar nosso compromisso com a candidatura e o futuro mandato na Assembleia Legislativa pernambucana de Francisco Layon. Acreditamos que Layon encarna, no atual pleito, os mais firmes ideais da justiça, da liberdade e da dignidade humana. Um jovem talento, de origens modestas, que alia o esforço pelo estudo aprofundado, a contínua pesquisa e formação rigorosa, a militância ao mesmo tempo apaixonada e não dogmática, com a natural habilidade política, incluindo liderança, disposição ao diálogo e consciência dos objetivos maiores.
Francisco Layon não representa a renovação pela renovação. Nessas eleições, temos uma oportunidade rara de levarmos à ALEPE um dos nossos melhores quadros que honrará as mais belas lutas e conquistas cidadãs da rica história libertária de Pernambuco. Ganharão, com sua eleição, a luta pelo fim de privilégios, as liberdades individuais, o esforço pelo desenvolvimento econômico e a geração de empregos, o meio ambiente e a sustentabilidade, a educação, a mobilidade e a segurança. Por tudo isso e pelo vínculo indissociável com a ética e a aproximação da política com a pessoa comum, é que nós declaramos nosso apoio a Francisco Layon.