Começou em Fernando de Noronha a requalificação da pavimentação do centro histórico da Vila dos Remédios. Cerca de 2.158 metros quadrados de área devem ser recuperadas, com início no entorno do Palácio de São Miguel, até o final da Vila, nas proximidades do Bar do Meio.
Para não atrapalhar o trânsito de carros e dos pedestres, a primeira etapa está sendo feita por trás do Palácio, que está isolada para a execução do serviço, mas deve se estender para os outros locais nas próximas semanas. Possíveis mudanças no fluxo de veículos vão ocorrer posteriormente para viabilizar os trabalhos.
O projeto prevê requalificação em praticamente todo o calçamento do centro histórico da Vila dos Remédios, com a colocação das pedras poliédricas (as mesmas da ilha) nas áreas desgastadas, entre outros materiais, como diz Fábio Lins, gestor de Obras e Serviços da Administração.
“O serviço consiste na recomposição da área. Iremos retirar as pedras que estão comprometidas, melhorar os trechos ruins, faremos o melhoramento do solo com a utilização de argamassa cimentícia, apropriada para este local, e a recomposição com nivelamentos dos pavimentos”, explica.
Todo o trecho, que é tombado pelo Iphan, foi liberado pelo instituto. A geometria originalmente existente nos diversos locais, no entanto, será mantida. A obra tem previsão para ser concluída no prazo de sete meses e a empresa responsável pela execução é a Universo Empreendimentos. Cerca de 15 pessoas estão envolvidas na requalificação.
A obra está orçada em R$ 1.350.757,80 e faz parte do Plano de Retomada do Governo do Estado, com um pacote de investimentos para Fernando de Noronha, anunciado pelo governador Paulo Câmara em abril, no valor total de R$ 153 milhões.