Entre os nomes na relação de pedidos estão o dos deputados Kim Kataguiri (União Brasil-SP) e Eduardo Bolsonaro (PL-SP)
Em sessão que marcou o retorno do Conselho de Ética, que havia paralisado as atividades desde novembro do ano passado, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), autorizou o envio de vinte e duas representações para cassação de mandatos. Destas, oito são contra Eduardo Bolsonaro, sob acusações de se posicionar contra o uso de máscaras durante a pandemia e por proferir comentários machistas.
Os processos estarão sob o comando do também deputado Paulo Azi (União Brasil -BA), que pautou sete das representações, contra seis diferentes deputados da casa.
Além dos pedidos de cassação, o Conselho também abriu processos contra 6 deputados, todos da base aliada do atual governo de Jair Bolsonaro (PL).
Lista
Confira em ordem alfabética quem são os deputados que responderão às representações de cassação e outros processos nas próximas semanas:
Bia Kicis (PL-DF) – Por acusações movidas pelo PT e PSOL de incitar motins policiais.
Carla Zambeli (PL-SP) – Acusada pelo PT de “causar pânico na sociedade” ao tirar informações de contexto durante a pandemia.
Éder Mauro (PL-PA) – Acusado pelo PT e PSOL de ofender deputadas durante sessão da Comissão de Ética e Justiça.
Eduardo Bolsonaro (PL-SP) – Por falar contra o uso de máscaras durante a pandemia de covid-19 e por uma postagem nas redes sociais, em que chamou mulheres de “portadoras de vaginas”.
Kim Kataguiri (União Brasil-SP) – Por supostamente ter proferido falas nazistas no “Flow podcast”
Soraya Manato (PTB-ES) – Acusada pelo PT de postar nas redes sociais mensagens ofensivas ao Senador Humberto Costa
Wilson Santiago (Republicanos PB) – Acusado pelo partido Novo pelos crimes de organização criminosa e corrupção passiva.