Durante agendas no Sertão pernambucano ao longo do último fim de semana, a candidata a governadora, Raquel Lyra (PSDB), fez a promessa de resolver os problemas de falta de água na região, caso eleita.
Com início em Arcoverde, na última sexta-feira (16), a tucana passou pelos municípios de Araripina, Ouricuri, Exu, Petrolina e Orocó, esses dois últimos, neste domingo (19).
O tom dos compromissos de campanha da ex-prefeita de Caruaru foi dado pela pauta da água. Em Ouricuri, no sábado (17), a candidata falou sobre o projeto do Canal do Sertão, cujo objetivo é levar irrigação para 15 municípios do estado, para garantir progresso através da irrigação para os municípios de Afrânio, Dormentes, Santa Filomena, Santa Cruz, Ouricuri, Trindade, Araripina, Ipubi, Bodocó, Exu, Moreilândia, Granito, Cedro, Serrita e Parnamirim.
“Com o Canal do Sertão, vamos potencializar a produção agropecuária dos municípios e também dar condições para que outras atividades possam ser colocadas em prática, a exemplo da fruticultura. Porém, a irrigação não vai proporcionar desenvolvimento apenas no campo, mas também em todas as áreas das cidades onde o programa vai chegar”, afirmou Raquel.
Já no domingo (18), Em Petrolina, a candidata também defendeu o projeto, e ainda prometeu a criação do “maior programa hídrico de Pernambuco”.
“É inadmissível estarmos em pleno século 21 e ainda ter gente sem água na torneira. E mais grave ainda quando se tem um rio na porta”, pontuou.
Finalizando a visita do final de semana no Sertão em Orocó, às margens do São Francisco, Raquel Lyra (PSDB) detalhou algumas das iniciativas que pretende tomar para os recursos hídricos no estado.
“Vamos reestruturar a Compesa, concluir as obras das barragens e adutoras abandonadas pelo Governo do Estado. Vamos unir todo Pernambuco: o Agreste, que não tem água, com o Sertão, que tem o Rio São Francisco, e garantir água pra todos os pernambucanos e pernambucanas, tanto para consumo humano como para empreender”, reforçou.